
Vivem plenamente a liberdade que conquistaram, sem se importarem com algumas limitações impostas pelo tempo. Apesar de idosos, eles estão longe de serem "velhos", o que aliás, é uma forma pejorativa e desrespeitosa, que não deveria ser atribuida a pessoas que têm uma longa história de vida, e de experiência, que podem ser transmitidas às novas gerações. E isso, é relevante e valorizado em muitas culturas. Estima-se que em 2050, esse grupo corresponda a 30% da população brasileira, contra 11% atualmente.


As mudanças são sempre benéficas, principalmente as que trazem melhorias na qualidade de vida do ser humano. Se há algumas décadas as pessoas morriam cedo, ou eram consideradas velhas aos 40 anos, hoje a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos. São os gerontolescentes, pessoas que já passaram dos 60 e optaram por investir em qualidade de vida, ignorando as limitações naturais dessa idade.
Segundo Kalache, não há segredo para envelhecer bem, apenas algumas dicas, das quais ele destaca três: cuidar dos hábitos de saúde, organizar as finanças e manter os laços de amizade, o que se torna muito importantes nessa fase da vida, afirma o médico.
Mas, como tudo o que é novo causa um certa estranheza, com o termo não é diferente, "Gerontolescência significa estar pelo mundo, ativo, trabalhando, criando uma nova construção que é envelhecer."

E como diria Mário Quintana:
O tempo
A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.