domingo, 29 de setembro de 2013

"Gerontolescência" você sabe o que significa?


"Jovens são aqueles que veem o mundo com olhos de turista e nunca perdem a capacidade de surpreender." Essa frase é do jornalista Pedro Bial, e pode perfeitamente expressar o perfil dos "jovens idosos", que apesar de contarem com muitos anos de experiência, e de vida, se mantêm joviais.
Vivem plenamente a liberdade que conquistaram, sem se importarem com algumas limitações impostas pelo tempo. Apesar de  idosos, eles estão longe de serem "velhos", o que aliás, é uma forma pejorativa e desrespeitosa, que não deveria ser atribuida a pessoas que têm uma longa história de vida, e de experiência, que podem ser transmitidas às novas gerações. E isso, é relevante e valorizado em muitas culturas. Estima-se que em 2050, esse grupo corresponda a 30% da população brasileira, contra 11% atualmente.

Os tempos são outros, as pessoas têm acesso às informações, participam das redes sociais, se cuidam mais e, na maioria dos casos, participam de um grupo, mantendo o convívio social. Isso, não só aumenta a autoestima, como também traz benefícios à saúde em geral. Esses "novos idosos", ao se depararem com a aposentadoria, o crescimento dos filhos, que já não precisam mais da supervisão deles, se veem livres para terem uma nova vida. Assim, têm a oportunidade de concretizar realizações pessoais, pois contam com maior disponibilidade de horários, com mais sabedoria, além de, na maioria dos casos, também possuirem melhores condições financeiras.
 
Essa fase da vida poderia ser considerada uma reedição da adolescência, ou a gerontolescência, conforme afirmação do geriatra Alexandre Kalache, 67 anos, especialista em 'adulto maior", que dirigiu durante 14 anos o Programa de Envelhecimento da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ele defendeu o emprego de um novo conceito, o da gerontolescência, afirmando que: “Há pessoas cronologicamente velhas, mas funcionalmente jovens. O que lhes garante mais 30 anos de vida útil. É necessário dar-lhes oportunidades para não desaparecerem socialmente”, durante o IV Congresso Internacional de Gerontología, realizado ano passado, em São José, Costa Rica.
 
As mudanças são sempre benéficas, principalmente as que trazem melhorias na qualidade de vida do ser humano. Se há algumas décadas as pessoas morriam cedo, ou eram consideradas velhas aos 40 anos, hoje a expectativa de vida ultrapassa os 70 anos. São os gerontolescentes, pessoas que já passaram dos 60 e optaram por investir em qualidade de vida, ignorando as limitações naturais dessa idade.
 
Segundo Kalache, não há segredo para envelhecer bem, apenas algumas dicas, das quais ele destaca três: cuidar dos hábitos de saúde, organizar as finanças e manter os laços de amizade, o que se torna muito importantes nessa fase da vida, afirma o médico.

Mas, como tudo o que é novo causa um certa estranheza, com o termo não é diferente, "Gerontolescência significa estar pelo mundo, ativo, trabalhando, criando uma nova construção que é envelhecer."
 
No Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, quero parabenizar a todos os que, através da sua experiência de vida, muito nos ensinaram. Quero também lembrar a todos os que têm um idoso na família para que cuidem dele com respeito e carinho, pois eles em muito contribuiram para que sejamos quem somos hoje. Quero também acrescentar que, os anos passam rápido, portanto, é preciso que tenhamos a consciência da velhice que estamos preparando para nós...
 
E como diria Mário Quintana:
 
O tempo

A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.
 
 


 

sábado, 28 de setembro de 2013

Para os amantes da sétima arte

Depois de recebermos na nossa cidade, grandes nomes da música para a mais recente edição do Rock in Rio, a Cidade Maravilhosa se torna a capital mundial do cinema. É que desde o dia 26 de setembro, está acontecendo mais uma edição do Festival do Rio. Chegou, portanto, a vez de estender o tapete vermelho para receber os grandes astros do cinema, que estarão por aqui até o dia 10 de outubro.
 
Durante o festival, serão exibidos 380 filmes de mais de 60 países, incluindo os principais lançamentos nacionais. Para os amantes da sétima arte, serão 14 dias para aproveitar, e ver de perto grandes astros da telona, como Sophie Charlotte, Caio Blat, Leandra Leal, Juliano Cazarré, entre outros, que desfilarão no tapete oficial do evento, no Cine Odeon, que fica na Cinelândia (centro do Rio).

Serão ao todo 19 cinemas participando do evento, com ingressos a partir de R$ 4,50 (no CCBB). Mas, haverá também opções gratuitas em diversos bairros da cidade. Hoje será a vez de Irajá. Quem for à Nave do Conhecimento, que fica na Praça N. Sra. da Apresentação s/n, poderá assistir "Peixonauta", às 19h. Amanhã, também no mesmo horário, será exibido o filme "O Palhaço", de Selton Melo.

Também haverá exibições gratuitas em outras Naves do Conhecimento, localizadas em bairros, como: Bangu, Madureira, Santa Cruz, e nas Arenas que ficam na Penha, Pedra de Guaratiba, Madureira, Pavuna, e no Quiosque da Globo, localizado na Praia de Copacabana.
 
Para saber mais sobre os dias, horários, e filmes a serem exibidos, acesse o site: www.festivaldorio.com.br

Em 2013, a Alemanha será a principal convidada do Festival, com um foco especial dedicado ao que de mais novo vem sendo produzido por lá, assim como aconteceu na Bienal do Livro deste ano, onde o país também foi homenageado. O evento também trará os destaques dos maiores festivais do mundo, de Cannes a Veneza, de Berlim a Sundance, Toronto, Locarno e San Sebastián. Sem deixar de fora os pequenos grandes filmes que só o Festival do Rio traz para os cinemas da cidade.

Além dos quase 400 filmes espalhados pela cidade, o público poderá aproveitar as sessões populares da Premiére Brasil, que estarão no Pavilhão que fica no Armazén 6 (Armazém da Utopia), localizado no Caís do Porto, Zona Portuária do Rio, onde fica a sede do Festival do Rio. No local, os visitantes poderão assistir aos filmes que serão seguidos de debates, com sessões gratuitas. O Armazén da Utopia funciona a partir das 9 h até o fim da última atividade, por volta de meia-noite, e a entrada é franca.
 
São 4.500 metros quadrados divididos entre os profissionais do audiovisual e do entretenimento que participam do RioMarket e espaços destinados ao público em geral. Não percam! No intervalo entre uma e outra atividade, uma ida ao bar e restaurante do Festival do Rio é uma oportunidade para estar lado a lado com profissionais de cinema, atrizes e atores consagrados. Tudo diante da paisagem da Baía de Guanabara, vista do porto do Rio de Janeiro. Imperdivel!

Sede do Festival:

Armazém da Utopia (Armazém 6)
Rua Rodrigues Alves, s/n – Cais do Porto

Fonte: site oficial do evento
 


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Cuide bem do seu coração

No próximo domingo, dia 29 de setembro, comemora-se o Dia Mundial do Coração. A data serve para lembrar a importância dos hábitos saudáveis na prevenção das doenças que trazem risco à saúde do órgão mais importante do corpo humano.

Cuidar bem do coração, é algo que começa pela prevenção, e isso se faz antes que ele dê o primeiro sinal de alerta.
 
Vários são os fatores responsáveis pelas doenças coronarianas. Além da predisposição genética e da idade, o estilo de vida, a alimentação rica em gorduras e a falta de atividades físicas, estão entre as principais causas das doenças cardiovasculares, segundo os cardiologistas.

No Brasil, ainda não temos o hábito da prevenção, e só nos lembramos de cuidar da saúde quando alguma coisa vai mal. Mas, se adquirirmos o hábito de fazer exames médicos periódicos (check-ups), estaremos em muito contribuindo para o diagnóstico precoce e a prevenção da maioria das doenças, inclusive, as coronarianas.

Porém, não basta fazer os exames, é preciso adotarmos um estilo de vida saudável para eliminar os fatores de risco que causam a maioria das doenças, principalmente, as do coração. O segredo está na prática regular dos exercícios físicos, pelo menos três vezes na semana, aliados a uma alimentação balanceada, e pobre em gorduras saturadas. Outro hábito que também prejudica a saúde é o do tabagismo, que aliado ao estresse e ao sedentarismo estão entre as principais causas das doenças coronarianas.

Como prevenir

Um consenso entre os médicos indica que uma alimentação saudável traz benefícios ao coração. Ingerir alimentos ricos em fibras, como verduras, legumes e frutas, além de cereais integrais, ajudam na redução do colesterol, um fator de risco para o entupimento das artérias. É aconselhável evitar alimentos gordurosos como bacon, presunto, e todos os embutidos. Tentar diminuir o consumo das gorduras saturadas, deixando aquela deliciosa picanha para ocasiões esporádicas. Deixar também os molhos gordurosos à base de creme de leite, as frituras, os biscoitos recheados e crocantes, e os bolos com recheios e coberturas, longe da alimentação diária.

Uma prática que traz benefícios ao coração, segundo os especialistas, é o consumo de uma taça de vinho diariamente, pois ele contém flavonóides. O chocolate também tem efeito antioxidante, o que traz benefícios ao coração, mas, o melhor é o que contém 70% de cacau, já que os demais são ricos em gorduras. E por falar em gorduras, nem todas fazem mal ao coração. Entre as consideradas boas para as artérias, estão o óleo de canola e o azeite de oliva, pois  as gorduras monoinsaturadas presentes nos dois tipos de óleos vegetais ajudam a reduzir as taxas de LDL, o mau colesterol.

Entre as carnes, dê preferência às magras, incluindo na dieta, frango e peixes. Alguns são ricos em ricos em ômega 3 como o salmão, a sardinha e a cavala, ideais para uma alimentação cardio protetora. O consumo regular das castanhas, que podem ser do Pará, de cajú, ou nozes, também ajudam na saúde do coração. Basta uma por dia para se obter o resultado desejado, mais do que isso pode acarretar o excesso de selênio no organismo.

Além disso tudo, é importante reduzir o consumo do sal, dando preferência ao sal light, com menos teor de sódio.

Com a mudança de estilo de vida, devemos dar atenção também à qualidade de vida, adotando uma rotina leve e sem estresse, reservando alguns momentos para o lazer, para estar com os amigos, praticar um hobby, mesmo que seja simplesmente cuidar das plantas ou passear com um animalzinho de estimação.
 
Não precisamos viver como monges budistas, mas evitando os excessos, estaremos cuidando da nossa saúde. Para aproveitarmos as coisas boas da vida, precisamos estar bem. E, se pintar um amor... o coração deve estar 100%, não é?
 
 


Fonte: site minha vida
 
 

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Visitando Teresópolis...

"Aprendi com a primavera a me deixar cortar e voltar sempre inteira".

Com esta frase tão conhecida por todos os que admiram a grande Cecília Meireles, retorno ao Blog depois de alguns dias de ausência. Por coincidência, retorno com o início da primavera, cheia de planos e com saudade dos dias friozinhos do inverno. Mas, não tenho do que me queixar, aproveitei bem a estação e, para fechar com chave de ouro, passei alguns dias em Teresópolis, cidade que fica na região serrana do Rio. Descansei, curti o friozinho gostoso da serra, fiz umas comprinhas, fui a lugares que não conhecia, mesmo já tendo ido à cidade algumas vezes.
 
Um dos lugares que mais gostei de conhecer foi o Parque Nacional da Serra dos Órgãos, ou PARNASO (abreviatura para nome do parque), que fica a 90 km do Rio de janeiro, tendo a sua principal sede em Teresópolis.
 
Já na entrada do parque, o turista encontra o Centro de Visitantes, onde pode obter informações detalhadas sobre o local, podendo inclusive, assitir a um vídeo que mostra toda a exuberância da Mata Atlântica, além da sua fauna rica e diversificada.

A região conta com uma infra-estrutura muito boa para os que apreciam fazer caminhadas, trilhas e camping. Existem também áreas para piqueniques, cachoeiras e piscinas naturais. Basta uma simples caminhada pelo parque para ficar maravilhado com natureza, que impressiona pelas cores, pelo ar puro, e pelo cenário desenhado por lindas e originais montanhas da região. Aliás, elas são um verdadeiro convite aos amantes do montanhismo.

O parque foi criado em 30 de novembro de 1939, e abrange uma extensa área de 20 mil hectares composta por três sedes: Teresópolis, Guapimirim e Petrópolis. O principal acesso é feito pela BR-116 (Rio-Teresópolis), onde estão situadas duas das três portarias - Teresópolis e Guapimirim - com distâncias de cerca de 10 km entre elas.
 
Mis informações: www.icmbio.gov.br/parnaso
 
Bem, aos que estranharam a minha ausência, devo dizer que estou ótima, renovada com estas pequenas férias. Com saudade dos dias gostosos que passei nesta cidade vizinha de clima tão agradável, mas também feliz por ter feito novas amizades por lá. Aliás, como diria Vinícius: "A gente não faz amigos, reconhece-os"...
E, para comemorar a chegada da primavera, trouxe para casa um pouquinho da natureza; comprei uma linda orquídea phalaenopsis, no Orquidário Aranda.
 
O Orquidário Aranda é um bonito espaço, que conta com um lago e um jardim japonês, e oferece mais de três mil espécies de orquídeas e bromélias. Quem quiser conhecê-lo, é bom se apressar, pois infelizmente, ele vai fechar as portas em novembro próximo, segundo informações locais.  Endereço: Estrada Francisco Smolka, s/nº Bairro Quebra-Frascos / Teresópolis - RJ -  www.aranda.com.br Informações: (21) 2742-0628 / 3641-3231
 
Para os novos amigos: Au revoir! Na Semana Santa estarei de volta. Bisus!