quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Sentir-se amado é...

Hoje vi uma cena que me fez pensar no real significado do amor. Todos os dias escutamos pessoas reclamando que ainda não encontraram o grande amor de suas vidas. Ainda que todos queiram ser amados, poucos estão preparados para amar verdadeiramente, da maneira mais genuina que este sentimento traduz.
Amar não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Acreditamos que basta encontrar a "pessoa certa" para sermos "felizes para sempre". Na maioria das vezes, as pessoas mesmo amando e sendo amados, não conseguem levar um relacionamento adiante por não cuidarem dele, ou por não expressarem o seu amor de forma que faça com que o outro realmente se sinta amado e aceito.
Para entendermos o amor, é preciso aceitar que amar é um exercício de boa vontade e doação, de não esperar mais do que o outro pode ou sabe dar. De aceitar a pessoa como ela é...
Por não sabermos amar, chegamos à conclusões equivocadas de que o problema está no "outro", que "não nos entende". Talvez, por isso, haja tantas desilusões, o que leva as pessoas a acreditarem que amar é sofrer. Em decorrência disso, fazendo-as se fecharem, na tentativa de evitarem cair nas garras desse sentimento outra vez...

Refletir sobre o que é o amor e nos prepararmos para vivê-lo em toda a sua plenitude, exige que nos conheçamos bem. Que desenvolvamos em nós as qualidades que queremos encontrar na outra pessoa. E o mais importante, que saibamos esperar sem precipitações até que a nossa "alma gêmea" apareça. Com certeza, saberemos reconhecê-la quando ela chegar. Enquanto esse dia não chega, é preciso cuidar da autoestima, manter em alta a energia do amor, amando as pessoas ao seu redor. Esse talvez seja o melhor exercício a ser feito enquanto se espera a chegada daquele "grande amor".

Todos nós queremos ser amados, mas também precisamos "aprender" a expressar esse sentimento, fazendo com que o outro também possa se sentir amado. Para que possamos entender o que isso significa, escolhi este texto para reflexão:

Sentir-se amado

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.

Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.

Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.

A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também?

Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois.

Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".

Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."

Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.

Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

Martha Medeiros
 

 
 

A importância do acompanhamento dos pais nos estudos dos filhos

Logo após o carnaval, as aulas recomeçaram, e desta vez pra valer. Sem dúvida, acompanhar os estudos dos filhos contribui para que eles aprendam mais e melhor. Portanto, criar estratégias para ajudar os filhos na vida escolar, é uma tarefa atribuida aos pais.
Algumas crianças têm interesse natural pelos estudos, porém, outras que têm preguiça e não entendem bem o motivo de "terem que estudar". Cabe aos pais incentivarem os filhos a gostar dos estudos e a ajudá-los nas dificuldades que surgirem. O acompanhamento de perto faz com que os pais possam identificar os problemas que devem ser levados à escola, além de ajudar os professores na cobrança das tarefas atribuidas às crianças. Não adianta estudar somente perto das provas, a melhor forma de aprender é fixando a matéria assim que ela seja dada, isto é diariamente.
Criar o hábito de estudar com as crianças a princípio pode parecer complicado e desnecessário, mas a longo prazo os pais verão os resultados significativos no aprendizado dos filhos. Mesmo que as crianças resistam no início, com o tempo o hábito de estudar irá se tornar prazeroso.
Uma das estratégias que mais trazem resultado é a de fazer com que as crianças estudem logo que chegarem do colégio. Se estudarem de manhã, logo após o almoço e um pequeno descanso, elas podem fazer o dever de casa, pois tudo o que foi ensinado na escola ainda estará fresco em suas memórias.
Desta forma ela ficará condicionada a estudar sempre que chega da escola, criando uma rotina diária. Os pais devem procurar não fazer a tarefa com ela, mas é bom dizer que se ela tiver qualquer dúvida eles estarão por perto para ajudá-la.
Outra dica importante: mesmo que os pais fiquem impacientes ao verem os filhos realizando os trabalhos de forma lenta, ou terem dificuldades para realizá-las, é aconselhável explicar o que deve ser feito sem interferir ou fazer os deveres dos filhos. É bom lembrar que as crianças e os jovens gostam de saber que os pais valorizam o esforço que eles fazem para estudar e aprenderem, fazer as tarefas pelos filhos fará com que eles se sintam incapazes de aprender e resolver as dificuldades. Ter paciência na hora de ensinar os deveres escolares também é fundamental. Não adianta perder a cabeça, se irritar ou  fazê-las sentir-se incapazes, pois o resultado será muito negativo, fazendo com que a criança associe os estudos à cobrança e castigo. Os elogios também devem fazer parte da rotina toda vez que a criança se sair bem em alguma matéria ou dever.
 
Apesar de todo o esforço dos professores, os resultados positivos no desempenho escolar começa com o hábito de estudar também em casa, além de fazer as lições. Incentivar as crianças a lerem um livro, uma revista ou um jornal também é necessário para que eles adquiram vocabulário e o hábito da leitura. Se elas forem pequenas, os pais podem ler para elas, ou contar histórias.
Incentivar os filhos a estudar é importante, além de mostrar a eles que, quanto mais estudarem, maiores serão as chances profissionais e pessoais no futuro. Não adianta pensar que só é preciso estudar para passar no vestibular, mais importante ainda é a bagagem cultural que a criança tiver ao chegar na faculdade, é isso que fará toda a diferença.
 
Organizar o tempo em casa também é importante, estipulando um horário para brincar, jogar, ver televisão, usar a internet, e principalmente para estudar.
Os pais também podem mostrar aos filhos alguns sites educativos, que vão ajudá-los nos estudos. Entre eles estão: www.pensaeduc.blogspot.com com sugestões de links educativos.
http://educacao.uol.com.br neste site é possível acessar uma biblioteca virtual, consultar dicionário on-line, acessar biografias, além de outros dados para pesquisas escolares.
Outro site interessante é o www.globo.com no canal da educação, se encontram informações sobre o vestibular, além do acesso ao blog do professor Sérgio Nogueira (do Soletrando) com dicas para não errar no português.
É bom que os pais criem um espaço para um bate-papo com os filhos, seja na hora do jantar ou nos fins de semana, priorizando os momentos em família, e procurando conhecer as ideias e os gostos dos filhos, mostrando o quanto se importam com eles. Mostrar-se sempre presente é fundamental. Com certeza, se algum dia eles precisarem saberão com quem contar.
 
 

 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Tendências Outono-Inverno 2013


Aproveitar o calorão que anda fazendo é questão de tempo, pois logo logo teremos a chegada do outono, que dará o ar da graça daqui a um mês, digamos um pouco menos.
Embora o verão seja a estação preferida pela maioria das pessoas para viajar e curtir o sol, existem aqueles que preferem um clima mais fresquinho, com temperaturas mais amenas. Sendo assim, estas pessoas ficarão felizes com a chegada do outono. Com ele também virão as novas tendências da moda Outono-Inverno 2013 que desfilaram nas passarelas mais famosas do mundo.


Dando lugar às roupas de verão, as tendências do outono-inverno trazem de volta alguns estilos já conhecidos, como o militar, com looks inspirados nos uniformes dos soldados.

Outra aposta da estação é a tendência rock'n'roll que traz de volta o uso das tachas, e dos spikers, aqueles apliques pontudos que já têm sido usados desde a primavera-verão passados. Eles estarão nas roupas, nos acessórios, como botas, bolsas, cintos, e até nas pulseiras.

As roupas com brilho e os acessórios dourados continuarão a fazer a cabeça da mulherada que adora brilhar. As cores vivas nos acessórios, também continua sendo uma forte tendência da estação.

Quanto as cores que estarão em alta, destacam-se as neutras como o bege, os cáquis e os verdes oliva, além do Off-White que pede acessórios em tons mais vibrantes, para levantar o look. O chique preto e branco, continua a dar o ar da graça, é um clássico que não cai de moda, deixando as mulheres sempre elegantes, sendo imprescindível no guarda-roupa do outono-inverno. Eu adoro!

As estampas também estarão com tudo, e aquelas caveirinhas que tanto vimos no verão, continuarão enfeitando as roupas e acessórios, e têm tudo a ver com o estilo rock'n'roll.

As rendas e as transparências que dão um ar de feminilidade e romantismo às mulheres, também continuam em alta. Outra tendência que tanto agrada à mulherada é a animal print que vem com tudo nesta estação.
A feminilidade está em alta com essas tendências que tanto valorizam a mulher, é só aproveitar e escolher o que lhe cai bem. Não é só porque está na moda que devemos usar, vale o bom senso.
 
 
 
 

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Amor X Apego

Uma das coisas que mais traz sofrimento ao ser humano é o apego. Apesar disso, algumas pessoas o confundem com o amor, muitas vezes até orgulhando-se de serem muito "apegadas" às pessoas.

Para aprender a separar as duas coisas, e entender que amor não tem nada a ver com apego, se faz necessário muita reflexão. É preciso também alcançar o entendimento de que nada nem ninguém nos pertence. Portanto, se "nada" nem "ninguém" nos pertence, como insistimos em "querer" que alguém esteja conosco para sempre?

Não estou falando que não devemos "desejar" que aqueles a quem amamos estejam sempre perto de nós, mas que devemos deixá-las livres para ficarem, se quiserem ficar, ou irem se assim for da vontade delas.

Independente da nossa vontade, a vida nos tira aqueles a quem amamos, na maioria das vezes de forma inesperada, como no caso da morte, sem nos dar a chance de nos prepararmos para a dor da ausência que essa perda nos causa. Mas também existem as partidas que surgem como consequências das escolhas feitas, não por nós, mas pelo outro, que deseja seguir novos caminhos.
Entender que não podemos reter as pessoas ao nosso lado pode ser muito difícil, e até dolorido, mas faz parte de um aprendizado que nos ajuda a crescer, além de permitir que o outro também cresça.

Praticar o desapego, além de ser também uma forma de amar, é um exercício que nos permite entender que as coisas são como são, e nada do que fizermos irá mudar o rumo das coisas. Portanto, desapego é a aceitação da impermanência das coisas e das pessoas em nossas vidas.
Para as pessoas mais "agarradas" às convicções, pode até parecer estranho esse amor "desapegado", que "deixa" que o outro se vá, se assim for da vontade dele. Para estas pessoas isso não é amor. Refiro-me a qualquer tipo de amor: seja de irmãos, amigos, namorados, marido e mulher, e principalmente, ao amor de pais e filhos. Quanto a este último, muitas vezes já ouvi as pessoas dizerem que "filhos são criados para o mundo", mas quando eles, por qualquer motivo, vão pra longe das suas asas, elas perdem o chão, e até a alegria de viver. Amar significa doar-se, e quem se doa não espera nada em troca, apenas deseja que o outro seja feliz. Longe ou perto de nós, não importa.
O apego também pode vir disfarçado do sentimento de posse, pois de modo equivocado acreditamos que o outro "não pode" nos deixar, pois ele nos "deve" o amor que sentimos por ele. Portanto, se ele nos "deve", o fato dele querer ir embora se torna uma ingratidão da parte dele. E em virtude disso, nos sentimos injustiçados e abandonados. 
Deixar livre é uma forma de amar, muitas vezes acima do entendimento comum. Mas se somos todos livres, devemos deixar também que os outros o sejam, não acham?

Às duras penas aprendí que amar é deixar livre aqueles a quem amamos. 
Aprendi que certas pessoas vão embora da nossa vida de qualquer maneira, mesmo que desejemos retê-las para sempre.
Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém...
Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim...
E ter paciência para que a vida faça o resto...

William Shakespeare

 
 

 

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

"Thriller live Brasil tour"

"Thriller live Brasil tour" traz ao Brasil o espetáculo que relembra a carreira do ídolo pop mais querido de todos os tempos, Michal Jackson.

Como, quem é rei nunca perde a mejestade, Michael continua sendo um fenômeno da industria cultural, mesmo após três anos de sua morte. O espetáculo que já percorreu 23 países, e teve mais de 2 milhões de espectadores, chega hoje ao Rio de Janeiro, onde ficará até abril, seguindo depois para São Paulo. O show também acontecerá em Belo Horizonte, em data a ser confirmada.
"Thriller live Brasil tour" faz uma retrospectiva da carreira do cantor desde a época do Jackson Five exibindo mais de 30 músicas. Baseado no musical inglês da West End, espécie de Broadway do Reino Unido, o "Thriller Live" traz sucessos do Rei do Pop como "Thriller", "Beat it", "Billie Jean", "Bad", "Dangerous", "Black and White", entre outros sucessos mundiais. Os sucessos são interpretados por um elenco de 50 artistas.
No Brasil, o musical contará com a participação da cantora Leilah Moreno, além de reunir outros 20 artistas brasileiros, que têm em comum o amor pelo ídolo pop, e são os responsáveis pela montagem do espetáculo Thriller Live Brasil Tour. Cada um deles tem sua própria história de amor e carinho pelo astro da música pop, morto em 2008. A atriz Leilah Moreno, por exemplo, conta que desde os cinco anos já fazia cover do cantor.
"A produção do musical contou com o aval do próprio Michael Jackson. Por isso, queremos garantir que o público reviva os shows com o alto padrão e com a 'cara' dos que eram feitos pelo cantor", afirma o produtor do espetáculo, Edson Cabrera Junior.

Para os que tiveram a sorte de acompanhar a carreira do artista o show é imperdível, mas com certeza também irá agradar aos mais jovens, que só o conheceram pouco antes da morte do cantor.
Vale a pena conferir.

Rio de Janeiro
Data:
de 22 de fevereiro a 7 de abril de 2013
Local: Citibank Hall (Avenida Ayrton Senna, 3000 - Barra da Tijuca - tel: (21) 2156-7300) Tel: 021- 4003-5588

Belo Horizonte
Data: datas a confirmar

São Paulo
Data: de 9 de maio a 23 de junho de 2013
Local: Credicard Hall (Avenida das Nações Unidas, 17955 - Santo Amaro - tel: (11) 4003-5588)
Preço: de R$ 50 a R$ 200
 
 

 

Livros de graça! É só achá-los!

Os amantes da leitura podem ter a chance de ganhar um livro de graça, como? Basta estarem no lugar certo, na hora certa. A campanha do Jornal Extra, denominada “Letras na Rua”, parte da comemoração pelos 15 anos do jornal, deixará exemplares do livro “O Labirinto da Felicidade”, de Álex Rovira e Francesc Miralles, no Caxias Shopping, nesta sexta-feira, dia 22, por volta das 17h. Quem estiver por lá poderá "encontrar" uma das 15 obras, referência aos 15 anos do jornal Extra, que serão deixados, como se tivessem sido esquecidas no local.

A cada semana, 15 obras, serão deixadas em locais públicos. No total, o projeto vai durar 50 semanas e distribuirá 750 livros.


Quem tiver a felicidade de encontrar um exemplar deve passá-lo adiante após ter lido, deixando-o também em um local público, pois este é o objetivo da campanha. Não é uma ótima a ideia? Essa iniciativa poderia crescer e "pegar", assim muitas pessoas poderiam usufruir os benefícios da leitura sem desembolsar nenhum dimdim. Afinal quantas vezes lemos um livro e gostaríamos de compartilhar com outras pessoas, não é?

Adorei a iniciativa do jornal, e também o título da obra. “O Labirinto da Felicidade”, da Editora Objetiva, faz uma reflexão sobre o sentido da vida e sobre a importância de questionar em que consiste a verdadeira felicidade. Talvez a "felicidade" consista justamente nisso: dar um pouquinho de felicidade aos outros. E existe maior felicidade do que poder ler um bom livro?

Confiram qual será o próximo local em que os livros serão "esquecidos" no site do jornal Extra:
http://extra.globo.com/noticias/rio/campanha-letras-na-rua-do-extra-leva-livros-para-as-barcas-rio-niteroi-7471064.html#ixzz2LdStjs32

 


 

Bife à Milanesa de Forno

Não há dúvidas de que o bife à milanesa é preferência entre 9 em cada 10 brasileiros. Mas com o calorão que anda fazendo, é bom evitar frituras, porém, não é preciso abrir mão da comidinha que gostamos. Para acompanhá-lo, é aconselhável uma saladinha verde e um arroz branco, que pode ser feito com cenoura picada ou lentilhas.
Vale a pena lembrar que a carne vermelha deve ser consumida pelo menos 2 vezes por semana, para suprir as necessidades de vitamina B12. Se consumida com juntamente com a vitamina C, melhor ainda, pois melhora a absorção do ferro e aminoácidos.

Se você, como eu, não abre mão de comer um belo bife à milanesa, mas não quer consumir frituras, experimente essa deliciosa receita.

 
 
 
 
 
 
 

Receita de Bife à Milanesa no Forno

Ingredientes:

- 8 bifes de contra-filé
- sal a gosto
- 2 ovos
- farinha de rosca
                                                                                    Modo de fazer:

Bata nos bifes para amaciá-los. Agora é só pegar os bifes e temperá-los com sal e se quiser poderá por um pouquinho de pimenta-do-reino ou outro tempero a seu critério. Passe os bifes, um de cada vez, nos ovos batidos e, em seguida, na farinha de rosca. Forre 2 formas retangulares grandes (das de bolo) com papel alumínio e unte com um pouco de óleo ou azeite. Disponha os bifes nas formas. Asse por cerca de 30 minutos ou até que estejam prontos, em forno alto pré-aquecido.

Dica: Se você quiser fazer Bifes à Parmegiana, é só acrescentar molho de tomate sobre os bifes já prontos, e por cima, colocar uma fatia de muçarela. A seguir é só voltar ao forno para derreter o queijo. Fica uma delícia! Sirva com purê de batatas e salada de alface e tomate, é uma delícia.
Ah! Se você gosta de bife com batatas fritas, a boa notícia é que você também pode fazê-las no forno, ficam sequinhas e crocantes. Eu uso aquelas pré-fritas, vendidas em supermercados, mas se quiser fazer em casa, basta secá-las bem antes de dispô-las em um tabuleiro untado com óleo ou margarina.
 

 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Cinema, a sétima arte

Eu adoro cinema e nunca perco a cerimônia do Oscar. Este ano a cerimônia de entrega do maior prêmio do cinema acontece no dia 24 de fevereiro, em Los Angeles. O Oscar 2013 tem como principal concorrente o filme "Lincoln", de Steven Spielberg, que disputa em 12 categorias, incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor ator, para Daniel Day-Lewis. Em seguida, vem "As aventuras de Pi", de Ang Lee, disputando com 11 categorias.

É uma pena que o longa brasileiro inscrito para concorrer ao prêmio de melhor filme em língua estrangeira, "O palhaço", de Selton Mello, tenha ficado fora da disputa, pois é um ótimo filme e poderia muito bem nos representar.

Falando em Oscar, você sabe por que o cinema é conhecido como a sétima arte? Sendo assim, quais seriam as outras seis?

É que na Antigüidade, os gregos e romanos classificavam como arte a pintura, a escultura, a oratória, o teatro, a poesia, a música e a dança. No século XVIII que as manifestações criativas foram estudadas e classificadas em dois grupos: as belas artes e as belas letras. As belas artes eram seis: arquitetura, escultura, pintura, gravura, música e coreografia. Das belas letras faziam parte a gramática, a eloqüência, a poesia e a literatura. Quando o cinema surgiu, em 1895, inventado pelos irmãos Lumière, foi classificado como arte e ganhou o rótulo de "sétima arte". E apesar de todas as polêmicas e contestações, o Oscar é considerado o maior prêmio atribuído aos que fazem cinema. Instituído há pouco mais de oito décadas, o Academy Awards (Prêmio da Academia), continua a definir as tendências que o mercado cinematográfico mundial e, em especial, o norte-americano, deve seguir.

Para os que gostam de cinema a cerimônia de entrega do prêmio é emocionante, porém muitas vezes gera polêmica, porque nem sempre o que os críticos acham se encontra de acordo com aquilo que pensamos a respeito dos filmes premiados, mas é assim mesmo. Nosso olhar de leigo não atribue aos filmes todos os itens  considerados importantes para os críticos de cinema. Mas assim mesmo vale a pena torcer, e até discordar, não acham?
Então, não percam a cerimônia. O prêmio símbolo da Academia é uma pequena estatueta de trinta e cinco centímetros de altura, pesando quase quatro quilogramas, idealizada por Cedric Gibbons, diretor de arte, e pelo escultor George Stanley, conservando o mesmo formato desde a sua criação, e apenas em 2010 estatueta foi reforçada na composição com ouro de dezoito quilates. O valor real da estatueta não ultrapassa aos duzentos dólares, mas o seu valor histórico e simbólico não tem preço.
Este ano o Oscar comemora a sua 85ª edição. Os filmes que concorrerão ao prêmio, estão em cartaz nos cinemas da cidade. Vale a pena assistir!


 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Resiliência, você têm?

Num post recente eu comparei a dor da saudade com uma "pitada" que faz parte dos ingredientes que compõem a receita da vida. É claro que tanto "pitada" quanto "receita de vida", são apenas metáforas, para dizer que a maioria dos seres humanos só dão valor às coisas boas da vida quando a perdem, passam por uma dificuldade ou um momento de dor. Claro também que a receita não existe, mas podemos reverter a situação, e até tirar proveito dela para aprender.

Com toda a certeza, ninguém quer sofrer, mas negar que estamos todos sujeitos a algum tipo de dor e a muitos outros obstáculos à nossa felicidade no decorrer da vida, é puro engano. Porém, na verdade, a maior certeza que temos é que o ser humano é único e diferente. Logo, há diferenças comportamentais em cada indivíduo. E enquanto algumas pessoas tornam-se resignadas e acabam aceitando, passivamente, os dissabores da vida. Outras ao invés de serem passivas, lutam e enfrentam a dor e os obstáculos fazendo de cada experiência um aprendizado positivo. Ao invés de focarem no problema, focam na solução. Ou seja, desenvolveram ao longo da vida, um comportamento resiliente.
A "pitada" a que me referi, tem tudo a ver com essa vontade de superar a dor, e fazer dela um caminho para o amadurecimento. Aquela velha história de se ter um limão e com ele fazer uma bela e refrescante limonada, é uma metáfora para o que se chama RESILIÊNCIA.
Muito embora o termo não seja novo, muitas pessoas não sabem o seu significado. O termo “resiliência psicológica” surgiu na década de 1960, quando Frederic Flach, estudando sua história de vida e de outros que haviam superado grandes adversidades, emprestou-o da Física e da Medicina e passou a empregá-lo para o ser humano.

Resiliência é um termo usado para designar a capacidade humana de superar qualquer coisa: as perdas, a dor advindas delas, ou os sofrimentos decorrentes dos obstáculos apresentados ao longo da vida. Resumindo, o resiliente é aquele que recupera-se e molda-se a cada "deformação" (obstáculo) situacional. É o cara que faz de um "limão" una gostosa "limonada". Eu diria que é a pessoa que sabe que nada é eterno, muito menos as dificuldades e o sofrimento, a não ser que, estes sejam constantemente alimentados, o que só trará amargura e mais prejuizos à pessoa.

Estudos confirmam que a dor e a tristeza são responsáveis por diversas doenças psicossomáticas (com causa psicológica), a ansiedade e a irritabilidade são sentimentos comuns nos quadros psicossomáticos, mas não só eles que se manifestam. Dentre as mais diferentes doenças psicossomáticas que se manifestam no indivíduo que não possui resiliência, estão não apenas o estresse, mas doenças graves como a gastrite, síndrome do pânico, depressão, doenças intestinais, hipertensão arterial, úlcera, labirintite, entre outros males.

Agora que nós já sabemos o que é resiliência, uma pergunta pode surgir: será que todos nós podemos ser resiliêntes? A resposta é sim. Trata-se de uma conquista pessoal, e é claro que todos nós podemos aprender a ser resilientes. Não é à toa que a superação e o crescimento humano são potencializados em momentos de dificuldade! O ser humano precisa enfrentar desafios para testar seus próprios limites. Quantos de nós já não vivenciamos situações de total dificuldade e quando pensávamos que não haveria mais saída, tempo ou solução, acabamos reabastecendo-nos de mais energia ainda? E muitas vezes até dizemos: não sei como pude aguentar!
Para desenvolvermos em nós a resiliência, precisamos ter disciplina e autoconfiança, pois são fatores fundamentais. A primeira conseguimos com o tempo, por outro lado, a autoconfiança já é uma caracterisca do indivíduo resiliente.
Tantos as dores quanto as dificuldades que enfrentamos na vida, são situações desagradáveis que não podemos evitar, mas a meneira de reagirmos a elas é que faz toda a diferença. Isto é, o problema não está em nossa realidade, mas na forma como a interpretamos. Portanto, cada pessoa deverá encontrar a melhor solução para si mesma. Entregar-se às dificuldades e ao sofrimento como vítimas indefesas não nos leva a nada, a não ser, reféns da dor. Médicos asseguram que a Resiliência reduz riscos de doenças e melhora a qualidade de vida
Por isso é importante reagir, começar agora a mudar a situação indesejada: estudar, trabalhar, cuidar da saúde, estabelecer relações prazerosas, adquirir novos hábitos de vida, organizar-se. Manter vínculos com pessoas que possam dar apoio e estímulo para novas conquistas pode ajudar na superação dos problemas, mas não se deve esperar que façam o papel de salvadores do fundo do poço.

Dicas para aumentar a capacidade de resiliência:

 * Mentalizar seu projeto de vida, mesmo que não possa ser colocado em prática imediatamente. Sonhar com seu projeto é confortante e reduz a ansiedade.

* Aprender e adotar métodos práticos de relaxamento e meditação.

* Praticar esporte para aumentar o ânimo e a disposição. Os exercícios aumentam endorfinas e testosterona que, conseqüentemente, proporcionam sensação de bem-estar.

* Procurar manter o lar em harmonia, pois este é o "ponto de apoio para recuperar-se".

* Aproveitar parte do tempo para ampliar os conhecimentos, pois isso aumenta a autoconfiança.

* Transformar-se em um otimista incurável, visualizando sempre um futuro bom.

* Assumir riscos (ter coragem).

* Tornar-se um "sobrevivente" repleto de recursos.

* Apurar o senso de humor (desarmar os pessimistas).

* Separar bem quem você é e o que faz.

* Usar a criatividade para quebrar a rotina.

* Examinar e reflitir sobre a sua relação com o dinheiro.

* Permitir-se sentir dor, recuar e, às vezes, enfraquecer, para em seguida retornar ao estado original.

 


Fonte: Desa, e Wikipedia




terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Estratégias para alcançar o sucesso

Coincidência ou não, após a publicação da postagem de ontem, entrei no site da Ana Maria Braga e dei de cara com um artigo, no qual o consultor de carreira Robert Wong dava dicas de como se manter motivado para alcançar o sucesso, ou correr atrás de algum objetivo.
Eu havia falado justamente sobre nossas escolhas e sobre a importância de recomeçar um novo projeto de vida, quando estamos insatisfeitos ou infelizes, lembram?
Não há dúvidas de que toda mudança exige coragem, mas não é só isso, precisamos também de motivação para levarmos adiante qualquer projeto.
Costumamos chamar de visionários as pessoas que veem além, que teem ideias extravagantes, ou teem visão das coisas. Para obtermos sucesso em qualquer empreendimento é preciso ter VISÃO, isto é, em primeiro lugar, sabermos o que queremos, em segundo lugar ter motivação para mantermos o foco até alcançarmos os nossos objetivos.
O consultor Wong, ensina quais são as principais atitudes que devemos manter para alcançarmos aquilo que queremos através ações, utilisando para isso, cada letra da palavra V.I.S.Ã.O.
Cada letra da palavra V.I.S.Ã.O  representa de fato uma motivação. Quer conhecê-las?

Em primeiro lugar: 
Letra V: vem de vontade, é o querer! Tudo na vida, até para fazer atos pequenos ou grandes, tudo começa com a vontade; ninguém pode interferir na "sua" vontade, se for verdadeira.

Em segundo lugar vem:
Letra I: é a intenção, a atitude. A palavra intenção quer dizer ação interna; só você pode ter isso, é o princípio.

A seguir temos:
Letra S: vem da palavra em inglês “strategy”, que quer dizer estratégia ou plano. É como você vai chegar lá;
 
Seguida da:
Letra A: é a ação, colocar as ações para funcionar;

E por último a:
Letra O: é de obstinação, a persistência de ficar até o fim.

“A palavra força de vontade tem uma força muito grande. Inclusive, a palavra vontade quer dizer a faculdade de querer, de escolher, de livremente praticar. Você escolhe a sua vontade”, disse Wong. O consultor também explicou que o ser humano faz tudo na vida por cinco motivos. São eles:

Obrigação e necessidade = "tenho que fazer"

Medo e insegurança = "não posso deixar de fazer"

Aceitação, não resistência = "aceito fazer"

Satisfação, prazer = "gosto de fazer"

Amor, vontade = "quero fazer"

Wong também reforçou que nada vai para frente, mesmo quando se tem todos os recursos disponíveis, se o principal faltar: “Faltou vontade. E quando se tem vontade, meus queridos amigos e amigas, você vai achar o tempo, você vai achar os recursos, vai achar o dinheiro, o que for, você vai conseguir!”. Se necessário vai pedir ajuda a quem possa levá-lo onde quer chegar, ou vai descobrir um meio de chegar lá. Portanto, o que você está esperando para realizar aquele sonho? Para mudar de emprego, começar uma faculdade, ou fazer aquele curso que trará benefícios à sua carreira profissional?
Vamos lá! Aproveite que o ano mal começou e vá à luta! Não adianta ficar de braços cruzados esperando que as coisas mudem. Tudo muda se você mudar! Então, coragem!
No final verá que valeu a pena. Você nunca é tão velho para estabelecer novas metas ou para sonhar um novo sonho...


 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Escolhas e recomeço

A vida é uma sucessão de escolhas, muito embora isso seja imperceptível aos olhos daqueles que atribuem tudo ao destino. Do nascimento à morte, estamos constantemente escolhendo, semeando tudo aquilo que iremos colher no futuro. Porém, na maioria das vezes tentamos nos furtar a essa evidência, delegando aos outros a responsabilidade pelas nossos erros, ou pela nossa insatisfação.
Ao optarmos por determinadas coisas, nós o fizemos por acreditar que era o melhor naquele momento, que era o caminho mais certo, ou pelo menos a escolha possível em determinadas situações mais complexas. É claro que na vida existem vários caminhos, e quando fazemos uma escolha, temos que deixar de lado uma outra opção. Portanto, toda opção gera uma perda, não podemos ter tudo. Por outro lado, é bom que tenhamos a consciência de que temos toda a responsabilidade sobre o que escolhemos para que possamos levar adiante nossos projetos de vida, sejam eles quais forem. Mas nada nos impede de voltarmos atrás e tomar um outro caminho sempre que acharmos que não obtivemos o resultado esperado, ou que não estamos felizes.
Seja nos relacionamentos, na profissão, ou em nosso estilo de vida, acredito que nós temos aquilo que escolhemos, ou "colhemos" o que plantamos. Sendo assim, somos as somas das nossas decisões. Porém, já ouvi algumas pessoas dizerem que não tinham outra saida, ou que as coisas simplesmente "aconteceram", sem que elas se dessem conta disso. Mas será que "não escolher" também não é uma escolha?
De opção em opção criamos o que chamamos de "nossas vidas", ou o que também poderíamos chamar de "nossas escolhas"... Desta forma, acredito também que somos nós os responsáveis pela nossa felicidade. E, por isso, se for preciso, devemos mudar os rumos da nossa vida para encontrá-la... Recomeçando quantas vezes for preciso.
 
Portanto:

Não importa onde você parou...
Em que momento da vida você cansou...
O que importa é que sempre é possível recomeçar.
Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo...
É renovar as esperanças na vida e, o mais importante...
Acreditar em você de novo.
Sofreu muito neste período? Foi aprendizado...
Chorou muito? Foi limpeza da alma...
Ficou com raiva das pessoas?
Foi para perdoá-las um dia...
Sentiu-se só diversas vezes?
É porque fechaste a porta até para os anjos...
Acreditou que tudo estava perdido?
Era o início da tua melhora...
Onde você quer chegar? Ir alto?
Sonhe alto...
Queira o melhor do melhor...
Se pensarmos pequeno...
Coisas pequenas teremos...
Mas se desejarmos fortemente o melhor e, principalmente, lutarmos pelo melhor...
O melhor vai se instalar em nossa vida.
Porque sou do tamanho daquilo que vejo, e não do tamanho da minha altura.

Carlos Drummond de Andrade

 

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Feliz Ano Novo de novo!


Dizem que, aqui no Brasil, o ano só começa mesmo depois do carnaval. E neste ano então, essa máxima parece até uma verdade. Mesmo sendo apenas uma coincidência, as aulas vão começar verdadeiramente após o Carnaval, já que o início oficial, na maioria dos estados, se deu no dia 4 de fevereiro, mais para cumprir a programação exigida pelo Mec.
Com toda certeza, férias combina com sol, Carnaval, e horário de verão; que "acabou de acabar", como diria um velho amigo meu. Pra começar o ano com pé direito, muita gente tira férias nesse período de verão para curtir o merecido descanso após um ano de trabalho, e também para aproveitar as férias escolares das crianças. 
Coincidindo com o fim do horário de verão, um alívio para aqueles que não simpatizam com ele, muitos pais voltarão ao trabalho, enquanto seus filhos retornarão às aulas nesta segunda feira, dia 18 de fevereiro.
É hora de cair na real, mas com toda a certeza, o sol maravilhoso continuará a brilhar o ano inteiro para nos aquecer. E não faltarão feriados e fins de semana de praia, graças aos céus, já que nós brasileiros que não saberíamos viver sem eles. Talvez por isso, sejamos um povo alegre, pois deve-se ao sol o nosso bom-humor. Segundo pesquisas, os raios do Astro Rei estimulam o nosso organismo a produzir hormônios da disposição. 
Depois de tanta curtição, chegou finalmente, a hora de arregaçarmos as mangas e voltarmos ao batente, de encarar as resoluções de ano novo e colocá-las em prática, para que não passem somente de "promessas" de ano novo. É hora de começar a malhação, de iniciar aquela dieta prejudicada por tanta festança, de estudar para aquele concurso, ou de procurar um novo emprego, quem sabe? Não importa qual é a sua resolução, o importante é dar o primeiro passo rumo à sua realização. Haja disposição!
E como nós brasileiros somos um povo abençoado por Deus, entre a labuta e os compromissos inadiáveis, ainda poderemos curtir tudo aquilo que o nosso Brasil tem de bom.
Então, que comece o novo ano, e agora pra valer! 

Feliz Ano Novo de novo!



domingo, 10 de fevereiro de 2013

Comidinha saudável para o carnaval

Os fast-foods são uma delícia, e combinam muito bem com a agitação do Carnaval, disso ninguém duvida, mas chega uma hora em que é preciso comer alguma coisa mais saudável, não acham? Mas como combinar receita saudável com correria? Fácil! Deixando-as prontas antes de sair de casa. Elas podem ser o que você precisa para matar aquela fome ao chegar em casa cansado, precisando recarregar as baterias para os dias de folia. Então, que tal fazer um salpicão? Lembrem-se de que a maionese já não é mais considerada a vilã das dietas, por conter baixas calorias, mas precisa ser conservada na geladeira, pois se deteriora fácil com o calor do verão.

Salpicão

Ingredientes:

500 g de maionese (pode ser light)
4 cenouras raladas
1 pimentão verde picado
1 pimentão vermelho picado
1 lata de milho verde escorrido
100 g de passas
100 g de azeitonas verdes picadas
1 cebola pequena bem picada
1 pacote de batata palha.
1 xícara de chá de salsinha picada (a gosto)
Frango desfiado ou presunto ralado
2 maçãs picadas (a gosto)

Modo de preparo: Misturar todos os ingredientes. Conservar na geladeira.


sábado, 9 de fevereiro de 2013

Ó abre alas que eu quero passar...

Sem modéstia alguma podemos afirmar que temos o melhor Carnaval do mundo. E não é propaganda para atrair turistas, que são muito bem-vindos por aqui. 
Enquanto no hemisfério norte o frio faz tremer até os pingüins, aqui não é só o sol que esquenta... A irreverência e a animação é a combinação perfeita para o calor do verão.
Centenas de blocos arrastam foliões pelas ruas de todo o Brasil. E tem pra todos os gostos, já que de norte a sul do país temos ritmos variados e um carnaval diferente em cada estado.
O frevo, em Recife, atrai multidões. Já em Salvador é o Axé que dá o tom, com seus trios elétricos arrastando baianos e turistas, pois "atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu"... Enquanto no Rio de Janeiro, as marchinhas animam a galera, assim como os sambas-enredos, novos ou antigos, estão na boca de qualquer folião.

Historiadores afirmam que desde o início do século XX, o brasileiro pula o Carnaval ao som de marchinhas. A maioria delas são velhas conhecidas dos brasileiros, já que quase não existem novas composições. Mas apesar disso, a marchinha carnavalesca continua sendo um som característico da maior festa popular brasileira. E é de Chiquinha Gonzaga a primeira marchinha carnavalesca da história, composta em 1899. Apesar de ter feito o maior sucesso na época, a marchinha só foi gravada em disco 72 anos depois, por Linda e Dircinha Batista. Ainda hoje, passados 114 anos, "Ó Abre Alas" é entoada nos carnavais de rua do país.

Outra grande conhecida dos foliões de todos os tempos é sem dúvida a música "O Teu Cabelo Não Nega" (1931), que teve como compositores Lamartine Babo, Raul Valença e João Valença. A marchinha estourou no Carnaval carioca de 1932, depois de ter embalado um show de Carmen Miranda. O sucesso marcou o início do prestígio das marchinhas carnavalescas no país, e marca presença até hoje nos blocos de Carnaval.
O sucesso das marchinhas era evidente, e em 1937 foi composta a música "Touradas em Madri, para o Carnaval do ano seguinte, tendo inclusive vencido um concurso carnavalesco organizado pela Prefeitura do Rio.

E quem não conhece a "Turma do Funil", digo a música... composta para o Carnaval de 1956 por Mirabeau, Milton de Oliveira e Urgel de Castro, fez sucesso ao referir-se a uma turma de beberrões: "Todo mundo bebe, mas ninguém dorme no ponto..." um verdadeiro hino à boemia. Foi gravada até por Tom Jobim, Chico Buarque e Miúcha, em 1980.

Uma famosa que foi gravada recentemente pela banda Los Hermanos (2009) e pelos cantores Lenine e Roberta Sá (2007), é "Máscara Negra" que foi gravada em 1967 por Zé Keti, resgatando os sucessos das marchinhas que andavam meio esquecidas diante dos sambas-enredo.

Essas marchinhas fizeram um enorme sucesso, e até hoje continuam a animar os carnavais do Brasil, juntamente com outras que não podem ser esquecidas: "A Pipa do Vovô" (anos 80), junto com "Maria Sapatão", de Chacrinha (1981), são algumas das últimas marchas carnavalescas a se enraizarem na cultura popular.

Depois de saberem um pouco mais sobre a origem das marchinhas aproveitem os dias de folia, lembrando que Carnaval é alegria e descontração, mas "se você pensa que cachaça é água..." vai ai um alerta: se beber não dirija!

Ó abre alas que eu quero passar...          





sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Lanche para o carnaval

Eu já estou em ritmo de feriadão, como vocês... Mas também acredito que é possível cuidar da alimentação mesmo nos dias de festa, sem que isso signifique passar horas na cozinha. As frutas, os sanduiches saudáveis, e o sagrado churrasco que todos adoram não podem faltar. Mas nem sempre nos lembramos de deixar alguma coisa pronta para comer quando chegarmos em casa cansados da farra, não é?
Lembrei-me desta receita e resolvi compartilhar com vocês. Ela é fácil e rápida de fazer, podendo ser feita numa horinha de folga antes de sair de casa, e devorada (rs...), quando você ou seus filhos voltarem da folia. Ou pode ser feita também, na hora de receber os amigos para o lanche.

TORTA DE FRANGO NO LIQUIDIFICADOR

Ingredientes
Massa:
2 copos de leite
2 copos de farinha de trigo
1 copo de óleo
100 gr de queijo ralado
1 colher(es) de sopa      de fermento
2 ovos
1 lata de creme de leite
Sal a gosto

Recheio:

1 peito de frango desfiado

Cobertura
1 copo de requeijão
1 lata de creme de leite

Modo de preparar:

Massa: bata tudo no liquidificador e acrescente metade em uma forma untada e polvilhada.
 
Recheio: arrume o peito de frango desfiado em cima da primeira camada de massa.

Cobertura: aqueça o requeijão rapidamente, sem deixar ferver, depois misture o creme de leite e tempere com sal, a gosto. Arrume em cima do frango desfiado e depois acrescente a última camada de massa. Leve ao forno até dourar.

Bom Apetite!



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bom Carnaval!



Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô

O Brasil já deu sua prévia de como será o carnaval deste ano. É que desde o fim de semana passado, centenas de blocos têm saido pelas ruas das cidades, carregando uma multidão animada nas principais capitais do país. Mas nem todos gostam de Carnaval, e aproveitam o feriadão para descansar, ou ainda, para fazer uma viagem. 

Para os que vão viajar, a dica é a seguinte: aproveitem o feriado, atenção com a alimentação, que deve ser leve, assim como as roupas, já que é verão. Não esqueçam de usar protetor solar, e de proteger as crianças do sol. É aconselhável o uso de bonés e barracas de praia, além de prestar atenção aos horários apropriados para a exposição ao sol. Lembrem-se também de hidratá-las oferendo sucos e água quando estiverem na praia.

 
Para sua segurança, e de toda a família, procurem lembrar dos conselhos de sempre: atenção nas estradas, e principalmente, se beber não dirija!
Curtam o carnaval de forma alegre e pacífica.
Também vou me ausentar, afinal um feriadão desses não dá para desperdiçar, não é?

Então, só resta desejar a todos um ótimo carnaval.

Au revoir! 

Atravessando o deserto do Saara...
O sol estava quente....

 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Relacionamentos perfeitos, será que existem?

Todos os dias escutamos pessoas reclamando que não encontraram o grande amor de suas vidas. Dizem que os relacionamentos estão se tornando superficiais e egocêntricos, e que talvez, por isso mesmo, tenham os dias contados. Mas apesar de não muito corriqueiro, todos sabemos também que existem aqueles casais que conseguem levar adiante os relacionamentos, contrariando todas as estatísticas. Será que eles descobriram o segredo do bom relacionamento? Não sei, eu diria que relacionamentos "perfeitos" não existem, mas se existirem, ótimo! É uma bênção! E uma esperança para aqueles que procuram...
 
Mas, só para entender...

PARA QUÊ SERVE UMA RELAÇÃO?

- Uma relação tem que servir para você se sentir 100% à vontade com outra pessoa, à vontade para concordar com ela e discordar dela, para ter sexo sem não-me-toques ou para cair no sono logo após o jantar, pregado.

 - Uma relação tem que servir para você ter com quem ir ao cinema de mãos dadas, para ter alguém que instale o som novo enquanto você prepara uma omelete, para ter alguém com quem viajar para um país distante, para ter alguém com quem ficar em silêncio sem que nenhum dos dois se incomode com isso.

- Uma relação tem que servir para, às vezes, estimular você a se produzir, e, quase sempre, estimular você a ser do jeito que é, de cara lavada e bonita a seu modo.

 - Uma relação tem que servir para um e outro se sentirem amparados nas suas inquietações, para ensinar a confiar, a respeitar as diferenças que há entre as pessoas, e deve servir para fazer os dois se divertirem demais, mesmo em casa, principalmente em casa.

 - Uma relação tem que servir para cobrir as despesas um do outro num momento de aperto, e cobrir as dores um do outro num momento de melancolia, e cobrirem corpo um do outro quando o cobertor cair.
 - Uma relação tem que servir para um acompanhar o outro ao médico, para um perdoar as fraquezas do outro, para um abrir a garrafa de vinho e para o outro abrir o jogo, e para os dois abrirem-se para o mundo, cientes de que o mundo não se resume aos dois. ( Dr. Dráuzio Varella)



 
Mas, eu ainda acrescentaria:
Uma relação tem que servir para nos tornar uma pessoa melhor... Por isso, um bom indicador da veracidade de nosso amor por alguém é o quanto ele nos transforma, o quanto cedemos, vencendo o nosso egoísmo e narcisismo e evoluindo para vivê-lo intensamente.

Porém, não há dúvidas de que o vai reger a relação, o que dirá se é uma relação boa ou ruim para ambos os envolvidos não está ligado ao formato que o casal dá a ela, mas ao que ambos têm a oferecer um ao outro, como: carinho, respeito, admiração, lealdade, e acima de tudo amor, no mais profundo significado da palavra...
 
 

 

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Crônica do amor e da vida real

Certamente os livros de autoajuda não venderiam tanto se todos os relacionamentos fossem perfeitos. Alguns diriam até que não existiriam músicas boas, já são os relacionamentos e seus conflitos são o tema preferido, e portanto, responsáveis pela maioria das canções.

Seria tão bom que fosse fácil, que houvesse, antes da química, um certificado de garantia afirmando que seríamos felizes, e que iria durar para sempre...como nos contos infantis.
Dizem que amar se aprende amando, mas não podemos afirmar que da "próxima vez" saberemos escolher a "pessoa certa". Aquela com quem gostaríamos de viver o resto das nossas vidas. Para ser mais realista, é bom dizer que "contos de fadas" não existem, mas desistir de encontrar alguém que nos faça tremer só de pensar nele é outra história. Alguém que nos entenda e nos aceite como somos, que nos faça melhores do que somos.
E enquanto isso não acontece, vamos tentando acertar, procurando aprender com os possíveis erros, "nossos" e do "outro", e acreditando que amar ainda vale a pena.

Ah, o amor, essa raposa. Quem dera o amor não fosse um sentimento, mas uma equação matemática: eu linda + você inteligente = dois apaixonados. Mas não funciona assim. Porém, sem dúvida, amar continua sendo a maior aventura e o maior desafio da espécie humana!


Crônica do Amor

Ninguém ama outra pessoa pelas qualidades que ela tem, caso contrário os honestos, simpáticos e não fumantes teriam uma fila de pretendentes batendo a porta.

O amor não é chegado a fazer contas, não obedece à razão. O verdadeiro amor acontece por empatia, por magnetismo, por conjunção estelar.

Ninguém ama outra pessoa porque ela é educada, veste-se bem e é fã do Caetano. Isso são só referenciais.

Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca.

Ama-se pelo tom de voz, pela maneira que os olhos piscam, pela fragilidade que se revela quando menos se espera.

Você ama aquela petulante. Você escreveu dúzias de cartas que ela não respondeu, você deu flores que ela deixou a seco.

Você gosta de rock e ela de chorinho, você gosta de praia e ela tem alergia a sol, você abomina Natal e ela detesta o Ano Novo, nem no ódio vocês combinam. Então?

Então, que ela tem um jeito de sorrir que o deixa imobilizado, o beijo dela é mais viciante do que LSD, você adora brigar com ela e ela adora implicar com você. Isso tem nome.

Você ama aquele cafajeste. Ele diz que vai e não liga, ele veste o primeiro trapo que encontra no armário. Ele não emplaca uma semana nos empregos, está sempre duro, e é meio galinha. Ele não tem a menor vocação para príncipe encantado e ainda assim você não consegue despachá-lo.

Quando a mão dele toca na sua nuca, você derrete feito manteiga. Ele toca gaita na boca, adora animais e escreve poemas. Por que você ama este cara?

Não pergunte pra mim; você é inteligente. Lê livros, revistas, jornais. Gosta dos filmes dos irmãos Coen e do Robert Altman, mas sabe que uma boa comédia romântica também tem seu valor.

É bonita. Seu cabelo nasceu para ser sacudido num comercial de xampu e seu corpo tem todas as curvas no lugar. Independente, emprego fixo, bom saldo no banco. Gosta de viajar, de música, tem loucura por computador e seu fettucine ao pesto é imbatível.

Você tem bom humor, não pega no pé de ninguém e adora sexo. Com um currículo desse, criatura, por que está sem um amor?

Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível.

Honestos existem aos milhares, generosos têm às pencas, bons motoristas e bons pais de família, tá assim, ó!

Mas ninguém consegue ser do jeito que o amor da sua vida é! Pense nisso. Pedir é a maneira mais eficaz de merecer. É a contingência maior de quem precisa.

(Arnaldo Jabor)

 




 

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

QR code, a novidade em pontos turísticos cariocas

 
Mosaico do QR code no Arpoador
Se você é um dos que pretendem vir ao Rio de Janeiro para o carnaval, saiba que a cidade é um destinos preferidos, tanto pelos turistas brasileiros, quanto pelos estrangeiros. E prepare-se, pois a Cidade Maravilha, como também é conhecida, já está em ritmo de festa.
Desde o final de janeiro, centenas de blocos desfilam pelas ruas  levando milhares de foliões a anteciparem o que os espera no carnaval deste ano, quando irão desfilar quase 500 blocos mostrando a irreverência do carioca.
Além de samba, descontração e alegria, os turistas que vierem à cidade, também poderão contar com uma novidade que irá ajudá-los a obter mais informações sobre os pontos turísticos. Trata-se do QR code, um código de barras bidimensionais, que pode ser lido por telefones celulares e tablets. Por exemplo: na praia do Arpoador, saberão que ela também é conhecida como a praia dos surfistas, por contar com ondas grandes, o que propicia a prática do esporte. É que ela foi a primeira a receber a novidade em dois de seus pontos. Uma terceira placa também foi instalada no Mirante do Leblon. Outros trinta pontos turísticos também irão ganhar o Qr code ao longo do ano. 
Arcos da Lapa
A novidade que já está presente em monumentos de Portugal, conta com desenhos, de última geração, feitos em pedra portuguesa, misturando tecnologia e tradição.


Pedra do Arpoador
Para usar a nova tecnologia, o turista só precisa baixar um aplicativo de graça no celular antes de fazer a leitura do código, depois é só apontar o aparelho para o mosaico na calçada,  a gravura será copiada e o código identificado. Pela internet, o usuário é direcionado a um site, com informações sobre o lugar. Os próximos locais a receberem o QR code, serão os Arcos da Lapa, o Jardim Botânico, as praças Paris e Tiradentes, e também a Vista Chinesa.


Teatro Municipal
Aos que estão de malas prontas para virem a Rio, fica ai essa dica. Lembrando que a cidade possui lindos pontos turísticos, e nem todos são caros ou precisam de carro para serem visitados. Para ir a alguns locais como, o centro da cidade inclusive a Lapa, e pontos da Zona Sul, o turista pode contar o metrô, ou ainda, ir de ônibus. Alguns cuidados devem ser tomados, é claro, como em qualquer lugar do mundo. Na recepção do próprio hotel o turista pode obter informações sobre segurança e pontos que devem ser visitados. É bom consultar sites com informações sobre a cidade para saberem aonde ir, assim como a melhor forma de chegar lá. Ajuda também obter um mapa, e ir assinalando os lugares a serem visitados. Se tiverem tempo, é aconselhável obter informações sobre os locais antes de irem até lá.
Até março, a Pedra do Leme, praia de São Conrado (próximo ao clube do vôo livre), mirante do Leblon e praia do Pepê, na Barra da Tijuca, também terão os mosaicos, que é uma iniciativa da prefeitura do Rio. Mas por enquanto, o projeto só está disponível em três locais, não se esqueçam.
Além dos principais pontos turísticos, o visitante ainda pode conhecer algumas cidades vizinhas que ficam a poucos quilômetros do Rio. Petrópolis, a Cidade Imperial, é uma delas. Teresópolis, Friburgo, que são cidades serranas muito bonitas e de fácil acesso, mesmo de ônibus, merecem ser visitadas. Outros lugares imperdíveis são Angra dos Reis, Paraty, e Penedo, com recantos incríveis.
Quanto as praias, só falando como o velho Tim Maia "...do Leme ao pontal, não há nada igual..."
Aproveitem para curtirem a Cidade Maravilhosa, protejam-se do sol, que pelo visto, só vai dar as caras no carnaval. Em homenagem a vocês turistas...

A minha cidade os espera de braços abertos! Sejam bem-vindos! Bom carnaval!         

Cristo Redentor braços abertos sobre a Guanabara...