quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A origem do Halloween


O Dia das Bruxas ou Halloween, comemorado hoje, dia 31 de outubro, tem origem controversas. Halloween é o nome original em inglês, e é um evento cultural, tradicionalmente comemorado em vários países anglo-saxônicos com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido. E embora não se saiba ao certo onde surgiram essas celebrações, a origem do halloween remonta às tradições dos povos de origem céltica, e o primeiros registros do termo "Halloween" é de cerca 1745.
No Brasil, algumas pessoas torcem o nariz para a comemoração do evento por entendê-lo como uma manifestação distante da nossa cultura, mas devemos lembrar que a maioria das nossas festas tradicionais também foram trazidas de outras culturas, e entender as origens pode diminuir o preconceito. O termo "Dia das bruxas" não é utilizado pelos povos de língua inglesa, sendo essa uma designação apenas dos povos de língua (oficial) portuguesa.


Os significados e origens da festividade:

Segundo relatos, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão terminava em 31 de outubro. O Halloween marcava o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Era comemorado com uma festa que tinha vários nomes: Samhain ( (significa literalmente "fim do verão"), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en. A festa era realizada para celebrar também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e tornou-se conhecido como o Dia das Bruxas.

Alguns estudiosos dizem que a palavra Halloween surgiu da seguinte forma:

O nome é, na realidade, uma versão encurtada de "All Hallows' Even" (Noite de Todos os Santos), a véspera do Dia de Todos os Santos (All Hallows' Day).
"Hallow" é uma palavra do inglês antigo para "pessoa santa" e o dia de todas as "pessoas santas" é apenas um outro nome para Dia de Todos os Santos, o dia em que os católicos homenageiam todos os santos. Com o tempo, as pessoas passaram a se referir à Noite de Todos os Santos, "All Hallows' Even", como "Hallowe'en", e mais tarde simplesmente "Halloween". A festa de Halloween, na verdade, equivale ao "Dia de Todos os Santos" e o "Dia de Finados", e foi absorvido pela Igreja Católica para apagar os vínculos pagãos, dando origem a festa.

A ligação da festa com o Dia de Todos os Santos e o Dia de Finados ficou praticamente deixada de lado, e muitas novas tradições seculares se desenvolveram.
Nos países de língua inglesa, as crianças fantasiam-se e saem pelas casas fazendo a brincadeira do "travessuras ou gostosuras" e, para elas, isso ainda é o maior evento. Muitos adultos também se fantasiam e participam com seus filhos de festas a fantasia e concursos.
Diversas atividades de Halloween ocorrem durante o mês todo de outubro. Estas tradições preservam o espírito de alegria do Samhain. Os americanos acrescentaram filmes de terror, casas assombradas comunitárias, histórias de fantasmas e quadros espiritualistas. Cartões e decorações também fazem parte do Halloween. A festa só perde para o Natal no faturamento total do comércio. As fantasias, enfeites e outros itens comercializados por ocasião dessa festa estão repletos de bruxas, gatos pretos, vampiros, fantasmas e monstros, no entanto isso não reflete a festividade original dos povos célticos.
Um outro costume comum do Halloween é recolher dinheiro para a UNICEF (site em inglês), em vez de doces. Teve origem em 1950, na Filadélfia, quando uma turma de uma escola dominical teve a idéia de recolher dinheiro para as crianças necessitadas ao brincar de "travessuras ou gostosuras".
Eles enviaram o dinheiro que conseguiram, cerca de US$ 17, para a UNICEF, que foi inspirada pela idéia e começou um programa de "travessuras ou gostosuras", em 1955.



segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Dia Nacional do Livro


"Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história." Bill Gates

A partir de 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia, o movimento editorial começou no Brasil. E hoje, dia 29, celebramos o Dia Nacional do Livro em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional, que ocorreu em 29 de outubro de 1810.
O primeiro livro publicado no Brasil foi "Marília de Dirceu", de Tomás Antônio Gonzaga, passando antes pela censura do Imperador. Só na década de 1930 houve um crescimento editorial, após a fundação da Companhia Editora Nacional, em outubro de 1925. E é de Monteiro Lobato, fundador da primeira editora brasileira, a célebre frase: "Um país se faz com homens e livros".
Antes de Lobato todos os livros eram impressos em Portugal. Grande parte da literatura de Monteiro Lobato sempre foi direcionada ao público infantil, tendo publicado durante toda sua carreira literária 26 títulos destinados a esses leitores. Lobato tornou-se um dos mais importantes escritores da literatura infanto-juvenil da América Latina e também do mundo.
A partir da frase de Lobato podemos fazer uma reflexão sobre a importância da leitura na vida das pessoas, e afirmar que ler é uma experiência fantástica, conforme o filósofo inglês Anthony Clifford Grayling: "ler é como voar!". Eu poderia ainda acrescentar que ler é como sonhar acordado, já que a leitura nos leva aos lugares nunca vistos e a situações nunca vividas.
O livro é um meio de comunicação importante no processo de transformação do indivíduo, além de ajudar no processo de formação, é também uma poderosa ferramenta de conhecimento e inclusão social. Ao ler um livro, evoluímos e desenvolvemos a nossa capacidade crítica e criativa e isso não se deve só aos livros didáticos. Comparado a outros meios de comunicação, com o livro é possível escolher entre uma história do passado, do presente ou da fantasia.
O hábito de ler pode (e deve) ser criado na infância. Quando você lê para uma criança, além de aproveitar bons momentos, contribui para sua educação e seu desenvolvimento integral. A leitura funciona como um mediador da relação entre as crianças, os adultos e o mundo, e faz toda a diferença no desenvolvimento infantil. Ao ler para as crianças, os pais estão despertando nelas não só o gosto pela leitura, mas estão dando a elas a chance de descobrirem um mundo encantado de fantasia, aprimorarem a linguagem e a comunicação com o mundo, além da oportunidade de experimentarem uma verdadeira experiência de aprendizado que elas levarão pela vida afora. E, apesar da sua importância pedagógica e psicológica, ler deve ser algo divertido e prazeroso, pois o livro atrai a criança pela curiosidade, pelo formato, pelo manuseio e pela emoção das histórias.
A leitura na mais tenra idade ajuda a desenvolver a criatividade, a imaginação e o raciocínio lógico, principalmente se os pais, ou os adultos que leem para os pequenos, permitirem que eles inventem novos finais para as histórias, o que será muito proveitoso para a sua vida escolar. Para que os livros tornem-se um companheiro da criança, ela deve ter a oportunidade de se relacionar com eles, observar suas ilustrações, brincar, tocar em suas páginas, que podem até ser de pano, de plástico, de papelão ou musicais... Estudos indicam, inclusive, que a leitura em voz alta na primeira infância melhora o desempenho escolar dos alunos.

O ideal é que os pais tenham, eles próprios, interesse pela leitura e permitam que seus filhos presenciem momentos em que eles leem, pois as crianças tendem a imitarem os hábitos dos pais. É mais fácil tornar-se leitor se vemos outras pessoas lendo e conversando sobre suas leituras. Porém, muitos pais não têm o hábito da leitura e acham que os filhos lerão na escola, quando os professores mandarem, mas como tudo na vida que é uma obrigação, deixa de ser prazeroso e atraente. Daí a importância dos pais estimularem os filhos a lerem antes de irem para a escola. Trocar ideias sobre livros lidos, partilhar sugestões e ler em voz alta pode aproximar pais e filhos, aprofundando laços de afeto e promovendo um mútuo conhecimento.
Mas como fazer com que as crianças adquiram o hábito de ler? Primeiramente, quanto mais cedo melhor. Colocando as crianças em contato com revistas, gibis, livros infantis com conteúdos adequados à idade delas e tudo o que estimule ou que desperte um novo conhecimento.
Visitar bibliotecas é sempre muito interessante e é uma forma de incentivar a leitura dos filhos. Vá com seu filho a uma biblioteca pública do seu bairro e o estimule a emprestar e devolver os livros que escolher.
Aproveite as feiras de livros para levar as crianças. Para elas as feiras literárias são lugares mágicos e misteriosos, que encantam crianças de todas as idades, pois lá se encontram os mais diversos tipos de livros e leituras. Pode ser também uma boa oportunidade para conhecer os autores e ilustradores. Uma boa dica também é frequentar rodas de leitura, ir à livrarias onde acontecem lançamentos de livros e tardes de autógrafos.
Acompanhe a vida escolar das crianças estimulando-as a fazerem um resumo dos textos lidos em sala de aula ou de livros que estejam lendo, peça a elas para contarem a história do livro. Esse hábitos simples ajudarão as crianças a descobrirem que ler é divertido, além de trazer infinitas descobertas.
Lembre-se: não basta ser pais, é preciso participar e ajudar às crianças a descobrirem o mundo, e a leitura é um importante ferramenta.
 
 
 

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Comemorações dos 100 anos do Bondinho do Pão de Açúcar

Não há quem não se encante, e até mesmo se emocione, com a visão deslumbrante que se tem na chegada ao Rio de Janeiro pelo Aeroporto Santos Dummont. Para os que visitam a cidade pela primeira vez, a maravilhosa paisagem do Pão de Açúcar é uma saudação de boas-vindas, mas para os cariocas, como eu, é motivo de orgulho e alegria por estar de volta à cidade maravilhosa, assim chamada não por acaso.
Marca registrada do Rio de Janeiro, o seu mundialmente famoso bondinho, incorporado à paisagem carioca, completa 100 anos neste sábado, dia 27 de outubro.
Construído, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, o complexo turístico Pão de Açúcar, com 40 milhões de visitantes e título de patrimônio da humanidade pela Unesco, foi criado para o divertimento de milhares de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica. Como mirante, divide com o Cristo Redentor e a Pedra da Gávea, o ponto de contemplação de uma das vistas mais bonitas da cidade.
A ideia de construir o bondinho surgiu em 1908, durante a comemoração dos 100 anos da abertura dos portos cariocas por Dom João VI. O engenheiro Augusto Ferreira Ramos, antigo sócio do Clube de Engenharia, projetou e construiu um "caminho aéreo" entre os morros da Baía de Guanabara para alavancar o turismo no Rio de Janeiro. Seu projeto visionário era alvo de piadas pelos colegas do Clube de Engenharia, que o chamavam de louco. Ao conseguir capital e apoio do governo, fundou a Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar, a mesma que administra o bondinho até hoje. Na época, o projeto era bastante ousado. Só existiam dois teleféricos no mundo: o do Monte Ulia, na Espanha, com extensão de 280 metros, e o de Wetterhorn, na Suíça, com 560 metros. O projeto carioca superou os outros dois existentes, com duas linhas que somam 1325 metros.
As obras começaram em 1910 e o empreendimento consumiu mais de dois anos, centenas de operários e dois milhões de contos de réis - uma fortuna. "Como não havia helicópteros, a construção utilizou equipes de alpinistas especialmente treinados, que levavam as peças nas costas, em escaladas perigosas", diz Giuseppe Pellegrini, diretor técnico da Companhia.
O primeiro trecho, ligando a Praia Vermelha ao Morro da Urca, foi inaugurado em 27 de outubro de 1912. O segundo, da Urca ao Pão de Açúcar, foi completado no ano seguinte. Cenário de filmes, o bondinho ilustra a famosa cena de James Bond lutando no "007 contra o foguete da morte".
No início, o bondinho vindo da Alemanha era de madeira, com bancos e cortinas enfeitando as janelas. Era uma aventura, todos a bordo de num bondinho de madeira, muito sensível ao vento, que balançava muito. Pelas frestas do piso, dava para ver o mar lá embaixo, segundo o bisneto do idealizador do teleférico, o engenheiro Octavio Augusto Ramos, de 52 anos, que acompanhou parte das mudanças. Nos anos 60, o modelo não mudou muito, mas ganhou estrutura de metal.
Em 1970, o velho bondinho já não dava conta do intenso tráfego turístico. Por isso, foi construída outra linha, mais segura, com novos cabos, estações e carros, multiplicando por dez a capacidade de transporte. Dessa vez, o bondinho antigo deu uma ajuda considerável como elevador de peças, dispensando o perigoso e extenuante trabalho dos pioneiros alpinistas. A nova linha foi inaugurada em 1972 e, com algumas reformas, continua operando até hoje. Os bondinhos ganharam design exclusivo, em acrílico e policarbonato, que lembra uma bolha ou as formas de um diamante. Ao todo, são quatro que deslizam por 2,17 minutos no trecho de 528 metros da Praia Vermelha ao Morro da Urca, e por mais 2,25 minutos nos 735 metros que levam até o Pão de Açúcar. 
Comemorações:
Para celebrar os 100 anos do Bondinho do Pão de Açúcar, a empresa que tem a concessão do ponto turístico vai realizar uma apresentação especial de Jorge Ben Jor e do DJ Dom Pepe para reviver os áureos tempos do Morro da Urca. Nos anos 80, o local era um dos principais palcos da cena musical do Rio. Lá rolava o Noites Cariocas, sob o comando de Nelson Motta, sempre com a participação de Pepe, que atraía milhares de jovens.
As comemorações incluem exposição sobre a história do bonde. Os Correios e a Casa da Moeda vão lançar, respectivamente, selo especial (quantidade limitada) e 100 moedas de prata para colecionadores, em homenagem aos 100 anos do cartão-postal.
Da Praia Vermelha até o Pão de Açúcar, haverá a “Exposição 100 anos”, com gravuras, vídeos, projeções e imagens de 1908 até hoje, contando a história da cidade e dos bondinhos.
Visitantes poderão escrever o que pretendem para o futuro, pessoal e da cidade, e depositar numa espécie de urna, chamada cápsula do tempo.
A exposição irá de 27 de outubro até o final de março. A companhia pretende usar as mensagens em projeto ainda a ser definido depois que a exposição acabar.




 

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Como se adaptar ao horário de verão

O horário de verão que começou no último final de semana, foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, por iniciativa do então presidente Gerúlio Vargas, através do decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. 
Defendido pelo governo e odiado por muitos brasileiros, o horário de verão ficará em vigor até 17 de fevereiro e, até que ele termine, nosso organismo passará por diversos ajustes para se adaptar. Para a maioria das pessoas, essa adaptação ao novo horário leva, em média, de nove a 15 dias, quando o corpo já teve tempo de se acostumar aos novos horários. Ao adiantar uma hora os ponteiros dos relógios, o corpo humano pode sofrer alterações hormonais que influenciam diretamente no humor, cansaço e na preguiça. O motivo, explica o fisiologista Edson Bittar, é porque a produção de melatonina e de cortisol “enlouquecem”.
A melatonina, também chamada de hormônio do sono, é produzida nas horas de descanso. O fato de dormir uma hora a menos repercute nas reservas corpóreas da substância. Uma reação é o aumento da produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, e por isso o humor também é afetado nos primeiros dias de vigência do horário de verão. Segundo uma pesquisa, quase a metade da população sente algum tipo de desconforto com o começo do horário de verão. Entre os distúrbios resultantes da mudança estão a dificuldade para dormir, o que resulta em sonolência pela manhã e à consequente falta de atenção, além de dificuldades de memória e outros problemas, que variam de pessoa para pessoa. Isso deve-se ao fato de que as horas a menos para descansar durante o horário de verão geram um desgaste natural, acentuado pela adaptação inicial ao relógio. E enquanto alguns se adaptam à mudança, outros atravessam todo o período com problemas.
A nutricionista Marina Capella aconselha que devemos apostar em alimentos que facilitam a produção do hormônio do sono. "A síntese da melatonina inicia com a serotonina. Os níveis de serotonina no cérebro estão relacionados com a ingestão alimentar de triptofano (aminoácido) e de carboidratos. Ácido fólico, vitamina B6 e magnésio também são essenciais nesse processo de síntese de serotonina", diz.
Alimentos como: leite, banana, uva e suco de uva, cidreira, gergelim, hortelã, arroz, aveia, cebola e cereja, facilitam a produção do hormônio do sono.

Algumas dicas podem amenizar os efeitos do horário de verão no organismo:

Não exagere nas refeições. Faça refeições mais leves, que não exijam muito esforço do seu organismo para a digestão.
Durma e levante nos mesmos horários em que está acostumado. Não se deve aumentar o tempo de sono por conta da mudança.
Durma de janelas abertas, nos primeiros dias do horário de verão, para que o corpo se acostume a acordar com a claridade.
Tome bastante líquido, como sucos naturais e água de coco. A desidratação compromete a qualidade do sono e deixa mais difícil dormir ou acordar.
Até sentir que seu organismo está acostumado com a mudança, recuse os convites para sair e voltar tarde demais para casa. No dia seguinte, acordar pode ser muito complicado.
Pelo menos na primeira semana do horário de verão, fixe horários para todas as suas atividades e tente respeitá-los ao máximo. Isso evita distúrbios de apetite (como fome fora de hora) e um cansaço exagerado.

Benjamin Franklin (Boston, 17 de janeiro de1706 — Filadélfia, 17 de abril de 1790) foi um dos líderes da Revolução Americana, conhecido por suas citações e experiências com a eletricidade, tendo sido o inventor do pararraios e o criador do horário de verão ou DST (Daylight Saving Time), em 1784, nos Estados Unidos, com a intenção de aproveitar a luz natural durante os dias mais longos do ano. No entanto, não foram os Estados Unidos que adotaram o horário de verão pela primeira vez, mas sim a Alemanha, em 1916.

Cerca de 30 países utilizam o horário de verão, pelo menos em uma área dos seus territórios. Uma grande parte dos continentes está no Hemisfério Norte, onde o inverno é mais rigoroso, com o Sol se pondo muito cedo e nascendo lentamente durante o dia. No verão, o inverso ocorre. É comum o dia ainda estar claro às 20 ou até às 22 horas. Por isso, nesses lugares o horário de verão faz uma grande diferença.
No Brasil, o novo horário vale apenas para os estados das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do estado de Tocantins, único da região Norte que quis aderir à medida. Após 18 anos sem ser usado, o horário de verão foi novamente adotado por volta de 1985/86, devido à queda do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Depois disso, vigorou em todos os anos. 
O horário de verão foi criado como forma de economizar energia, através do aproveitamento da luz do Sol, nos dias mais longos da Primavera e do Verão, nas regiões mais distantes da linha do Equador.
 
 

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Paris é aqui, no CCBB do Rio de Janeiro


Se você ainda não teve a oportunidade de ir ao Museu d'Orsay, em Paris, para ver de perto obras de artistas do impressionismo e pós-impressionismo como Monet, Van Gogh, Manet e Gauguin, não pode perder a exposição que começa amanhã, terça-feira (23/10) e vai até 13 de janeiro, no Centro Cultural do Banco do Brasil, no Rio de Janeiro.
A Cidade Luz nos brinda com a exposição ‘Impressionismo — Paris e a Modernidade’. São 85 obras, vistas pela primeira vez por aqui, e que fazem parte do acervo do Museu d’Orsay, um dos mais importantes do mundo. O museu, que recebeu mais de três milhões de visitantes em 2011, é uma das joias da capital francesa. Instalado numa antiga estação ferroviária, à beira do Rio Sena, o d' Orsay é conhecido como "o museu dos impressionistas", porque sua coleção tem algumas das principais obras do gênero artístico.
Obras de impressionistas do século 19, que romperam com as regras artísticas vigentes até então, tornando esse movimento o precursor do Modernismo, poderão ser vistas após sucesso estrondoso em São Paulo, atraindo cerca de 320 mil visitantes. Entre as obras há marcos da história da arte, como O tocador de pífano, pintada em 1866 pelo precursor do impressionismo, Edouard Manet. Além de algumas das mais importantes obras de Paul Cézanne, Vincent Van Gogh, Paul Gauguin.


‘O Tocador de Pífano’, de 1866, do francês Edouart Manet

Apesar do nome, nem todas as pinturas são impressionistas. "Artistas como Gauguin eram contrários ao impressionismo. Ele não se preocupava em retratar o que via e usava as cores de modo arbitrário, simbólico". Diferente, por exemplo, de Monet e sua obsessão por captar as mínimas alterações da luz em uma paisagem.
Entre os destaques, estão também Dançarinas subindo uma escada, pintada por Edgar Degas entre 1834 e 1890; Moças ao piano, de 1892, por Pierre-Auguste Renoir, e A estação Saint Lazare, de 1877, um revelador estudo da luz executado por Claude Monet, assim como o seu O lago das ninfeias, harmonia verde. Ou ainda nomes não conhecidos do público brasileiro como o de Louis Welden Hawkins, com sua emblemática A torre Eiffel.
A mostra foi dividida em duas partes: a primeira é dedicada à vida urbana e podem ser vistas desde as vistas ao rio Sena e à catedral de Notre Dame retratadas por Camille Pissarro e Gauguin, até as cenas burguesas pintadas por Renoir, passando pelas prostitutas que deleitaram Toulousse-Lautrec.
A outra parte é dedicada a paisagens tão variadas quanto o 'Argenteuil' de Monet e o redescobrimento da luz que Cézanne experimentou em 'Aix en Provence'.

A exibição é complementada com um percurso cronológico pelo movimento, atividades educativas e uma mostra de cinema impressionista.

O quadro ‘Natureza Morta com Sopeira’, de Paul Cézanne, é um óleo sobre tela pintado em 1877

O presidente do Museu D’Orsay, Guy Cogeval, que se emocionou na primeira etapa da mostra, em São Paulo, quando ouviu depoimentos de vários estudantes e professores, comovidos por ver ao vivo telas que só conheciam dos livros, comemora “Trazer essas obras ao Brasil é uma oportunidade única para nós”. Para Marcelo Mendonça, gerente do CCBB carioca, a expectativa é superar o número de público recebido em São Paulo. O público vai se sentir em Paris, pois a exposição foi toda projetada como se fosse no seu museu de origem”, explica.


Exposição: ‘Impressionismo — Paris e a Modernidade’
CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) - Rio de Janeiro
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 (Centro)
Data: 23 de outubro a 13 de janeiro de 2013; terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada Grátis

Mais informações: (21) 3808-2020

Não percam!
 

sábado, 20 de outubro de 2012

Pizza de liquidificador

Ela agrada à maioria das pessoas, e é uma das inúmeras receitas trazidas pelos imigrantes italianos para o nosso país. Estou falando da pizza, que de tão apreciada tem até um dia mundial de comemoração, o dia 10 de julho. Com as mais variadas coberturas, vai bem no lanche da garotada, nas festinhas infantis ou no happy hour. Mas em casa ela também faz sucesso, principalmente por ser uma receita fácil e rápida para o fim de semana. Essa receita é preparada no liquidificador, melhor ainda, não é? Experimente!



 Receita de Pizza de Liquidificador

Ingredientes da massa:

1 xícara (chá) de leite
1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (café) cheia, de sal
1 e ½ xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó químico

 Recheio:
tomates em rodelas
mussarela ralada no ralo grosso ou em fatias finas
cebolas em rodelas
azeitonas sem caroço picadas
orégano desidratado

Preparo:

Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador. Despeje em uma forma redonda de 30 cm de diâmetro ou uma forma retangular de 24 cm x 35 cm untada com óleo ou azeite. Leve ao forno médio pré-aquecido por 25 minutos ou até que a massa solte das laterais da forma. Retire a massa do forno e espalhe sobre ela os tomates, o queijo, a cebola, as azeitonas e o orégano.

Leve de volta ao forno por cerca de 15 minutos ou até que a mussarela derreta.

Dicas:
A mussarela ralada pode ser substituída por ricota amassada com o garfo temperada com um pouco de sal. Para fazer pizza calabresa, é só acrescentar rodelas de linguiça calabresa à cobertura.

Rendimento: 4 fatias




Curiosidade:

Dizem que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos, quando egípcios e gregos misturavam farinha e água e assavam em fornos quentes, servindo de alimentação para as pessoas mais humildes. Ela se parecia com nosso pão sírio atual e também era chamada de “piscea”, daí o nome pizza. Era apenas uma fina camada de massa conhecida como “pão de Abrahão”. Ela chegou à Itália e ganhou outros ingredientes, e ao ser trazida para o Brasil recebeu inúmeros recheios, surgindo os mais diferentes tipos de Pizza. Como tudo que chega aquí, nós abrasileiramos a receita, e ela é hoje, sem dúvida, apreciada de norte a sul do país. Até o jeito de comê-la se modificou, pois o uso do catchup sobre as fatias de pizza foi uma "invenção" nossa, já que os italianos dizem que "estraga a receita". Será? Eu adoro!

 

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Alimentos que fazem bem à saúde dos homens


Embora algumas pesquisas sempre tenham afirmado que, em geral, os homens não cuidam da saúde e da alimentação, percebe-se que atualmente isso tem mudado, já que muita informação e programas preventivos direcionados a eles tem sido criados. Mas podemos perceber que ainda cabe à mulher a supervisão e o incentivo para que eles se cuidem, pois alguns homens ainda são resistentes às mudanças alimentares sem que haja indicação médica.
Segundo especialistas, a introdução de alguns alimentos, pode ajudar os homens a ter mais disposição e a prevenir algumas doenças, e quanto mais cedo melhor.

Veja quais são os 6 alimentos aliados na saúde e bem-estar dos homens:

Azeite de oliva - rico em ácidos graxos monoinsaturados, o consumo moderado de azeite ajuda a manter os níveis de colesterol total dentro dos limites normais e aumenta os níveis do HDL (o colesterol bom). O colesterol elevado é importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, que acometem mais homens do que mulheres.



Frutas oleaginosas - castanhas, amêndoas, nozes são fontes de ômega 3 e auxiliam na redução da pressão arterial, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. A taxa de triglicérides elevada e a hipertensão também são fatores de risco para doenças cardiovasculares. Além disso, elas ainda ajudam a elevar os níveis de HDL colesterol, conhecido como "colesterol bom".


Aveia - a aveia é rica em fibra solúvel, que ajuda a melhorar a intolerância a glicose e auxilia no controle do diabetes tipo 2. O diabetes é a principal causa de impotência sexual masculina. Outras fontes de fibras solúveis são: feijão, lentilha, maçã.



Tomate - o licopeno presente no tomate parece diminuir em 35% os riscos de câncer da próstata, segundo estudo realizado na Universidade de Harvard. O licopeno pode ser encontrado também nas frutas de coloração vermelha. LICOPENO: É a substância antioxidante responsável pela coloração avermelhada do tomate, melancia e pimentão. O licopeno combate os radicais livres, prevenindo contra câncer de próstata, pulmão e estômago e contra o envelhecimento das células, além de estimular o sistema imunológico.

 
 
Vegetais verdes - brócolis, espinafre, almeirão, rúcula são exemplos de vegetais verdes ricos em vitamina E. A vitamina E é um poderoso antioxidante e estudos mostram que homens que comem mais frutas e verduras, ricos em antioxidantes, têm um esperma de melhor qualidade, aumentando assim a fertilidade.



Carnes magras - as carnes, de maneira geral, são fontes de proteína responsáveis também por formar o colágeno e queratina dando assim, força aos seus cabelos, prevenindo contra a queda de cabelo e a calvície. Mas prefira as carnes mais magras, como peixe, frango sem pele ou mesmo carnes bovinas sem gordura aparente.


Além da alimentação outros fatores vão contribuir para o bem estar e saúde dos homens, como: praticar atividades físicas regularmente, diminuir os níveis de estresse, evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o cigarro. Porém é bom lembrar que uma alimentação saudável faz bem para todas as pessoas, independente do sexo. Outro hábito que deve ser mantido é o de fazer exames periódicos, que podem prevenir ou diagnosticar algumas doenças, que se tratadas no início tem maiores chances de cura.


 

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O seu dia depende de você


PARA REFLETIR


A maioria das pessoas focam a atenção nas coisas que saem errado com mais frequência do que nas que dão certo. Quantas vezes por dia ficamos desapontados ou frustrados porque os outros não supriram nossas expectativas? Se limitarmos a nossa atenção em como a vida nos desaponta, nos cegamos para os inúmeros presentes que recebemos todo o tempo.



Portanto, é minha função escolher que tipo de dia vou ter hoje. Hoje eu posso reclamar porque está chovendo ou agradecer às águas por lavarem a poluição. Posso ficar triste por não ter dinheiro ou me sentir  encorajado para administrar minhas finanças, evitando o desperdício. Posso reclamar sobre minha  saúde ou dar graças por estar vivo. Posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo o  que eu queria ou posso ser grato por ter nascido. Posso reclamar por ter que ir trabalhar ou agradecer por ter trabalho.

Posso sentir tédio com o trabalho doméstico ou agradecer a Deus pelo meu  lar. Posso lamentar decepções com amigos ou me entusiasmar com a possibilidade de fazer novas  amizades. Se as coisas não saíram como planejei, posso ficar feliz por ter hoje para recomeçar.
O dia está na minha frente esperando para ser o que eu quiser. E aqui estou eu, o escultor  que pode dar forma, mudando o que posso mudar, ou mudando a forma de olhar as coisas. Tudo depende de mim.


 

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Homenagem aos professores



Professor, palavra de origem latina, é aquele que professa ou ensina uma arte, uma ciência, uma técnica ou uma disciplina.
Quem não se lembra, com certa saudade, de algum professor? Quanto carinho e atenção nos dedicaram os nossos mestres até que chegássemos onde estamos hoje. Pois, mais do que transmitir conteúdos, o professor tem o dom de descobrir potenciais, de fomentar sonhos e transformar realidades. "...Ser professor é semear em terreno nem sempre fértil e se encantar com a colheita. Ser professor é ser condutor de almas e de sonhos, é lapidar diamantes." E se hoje exercemos as profissões de: médicos, engenheiros, jornalistas, políticos, advogados, empresários, metalúrgicos, motoristas, todos começamos nossas histórias de vida com uma professora (ou professor) ensinando as primeiras letras, desconstruindo certezas, transmitindo conhecimento.
Aos professores que contribuem para a construção de uma sociedade mais justa, dedicados a transformar pessoas em seres humanos melhores, meus parabéns.

Aos mestres que fizeram parte da minha formação, toda a minha gratidão.

Ser professor

Trago nas mãos um pedaço de giz,
E com ele vou traçando metas,
Desenhando signos, riscando retas
E descobrindo o quanto sou feliz.
Vou ensinando que nos vários brasis
Tivemos guerras, violentas e discretas;
Tivemos reis, escravos e poetas
Que fizeram a história do nosso país.
Trago em minhas calejadas mãos
A responsabilidade de formar cidadãos
E a esperança de um futuro promissor.
E em meio a tantos me vem a certeza:
Surgirá alguém que tenha a nobreza
De seguir a arte de ser professor.

(Joésio Menezes)

Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
(Paulo Freire)



 

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Sugestões para aproveitar o Dia das Crianças

Hoje, dia 12 de outubro, se comemora em todo o Brasil o Dia das Crianças. Embora a data tenha sido criada na década de 20 com a intenção de homenagear às crianças, somente em 1960, depois de uma promoção feita pela Fábrica de Brinquedos Estrela em conjunto com a Johnson & Johnson, para aumentar suas vendas, é que a data passou a ser comemorada, tornando-se uma das mais importantes para o setor de brinquedos.
O Dia da Criança é celebrado em datas diferentes em vários países do mundo, porém o dia 20 de novembro é o Dia Mundial da Criança, reconhecido oficialmente pela ONU, data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança, no ano de 1959.

Embora haja uma preocupação com o presente, o que realmente importa é que os pais demonstrem todo o seu afeto pelos filhos e passem momentos felizes juntos.

Algumas sugestões para os que estiverem no Rio de Janeiro, e quiserem curtir o feriado com a criançada:

CCBB-RJ (Centro Cultural Banco do Brasil)
 
O centro cultural está com uma programação variada para o Dia das Crianças, além de comemorar também o seu aniversário. Outra novidade é a Biblioteca do CCBB (5º andar) que, depois de reformas, reabre com novos espaços e lugar especial para a literatura infanto-juvenil. O público vai poder participar de diversas atividades com tema o LIVRO VIVO espalhadas pela biblioteca, sala do educativo e andar térreo.
Além destas ações, os visitantes podem curtir contações de história , laboratórios de ações criativas, espetáculos infantis e outras atividades oferecidas pelo Educativo do CCBB para todas as idades.
Até 14 de outubro de 2012
Endereço: R. Primeiro de Março 66, Centro.
Informações CCBB Educativo – 1º andar
Tel.: (21) 3808 2070 / 3808 2254
Entrada Franca
Distribuição de senhas: 30min antes das atividades.

Museu Nacional de Belas Artes
Este ano, completou 75 anos e em comemoração a data, oferece entrada gratuita aos visitantes até o final de outubro.
O Museu, primeiro de artes do país, é a instituição brasileira que possui a maior e mais importante coleção de arte brasileira do século XIX. Entre as 60 mil peças, estão pinturas, esculturas, desenhos, gravuras, entre outras do século XVII ao XX. Algumas delas são da coleção pessoal de Dom João VI.
Além das exposições permanentes que apresenta pituras importantes, como “A primeira Missa no Brasil” e obras de artistas como Portinari, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, entre outros.
Endereço: Avenida Rio Branco, 199, Centro.
Telefone: (21) 2219-8474 - Fax: (21) 2262-6067
Visitação:
Terça a sexta-feira das 10 às 18 horas;
sábados, domingos e feriados das 12 às 17 horas.

Casa da Ciência
Até 14 de outubro
a Casa da Ciência da UFRJ promove o evento PORTINARI PARA CRIANÇAS, com diversas atividades gratuitas para a garotada. Na programação, oficinas, contação de histórias, cineclubinho, espetáculo teatral além da exposição Portinari – Arte e Meio Ambiente.
Endereço: Rua Lauro Muller, 3 – Botafogo
Tel: 2542- 7494
 
MAC de Niterói
O Dia das Crianças vai ser cheio de atividades para a garotada no Museu de Arte contemporânea (MAC) de Niterói. Vai rolar Festival de pipas, oficinas, música, com a apresentação da Sinfônica Ambulante e Glorinha e Renato, além de dança e muita alegria!
A programação é gratuita, basta levar 1 kilo de alimento não perecível que serão doados para instituições de caridade.
12 de outubro de 2012 | das 10h à 16h30
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Niterói, RJ
Tel: (21) 2620-2400
 
Centro Cultural João Nogueira (Imperator)
Em comemoração à data, o Gloob – canal infantil da GLOBOSAT – vai realizar nos dias 12, 13 e 14 de outubro o “Fim de semana especial – Detetives do Prédio Azul (DPA)”. Haverá diversas atividades para a garotada. Bate-papo, contação de histórias, exibição de novos episódios da série e oficinas gratuitas, além de espetáculos infantis.
De 12 a 14 de outubro de 2012
Endereço: Rua Dias da Cruz, 170 – Méier
Telefones: (21) 2596-1090 / 3259-1998
Classificação etária: Livre
Consulte a programação completa: www.imperator.art.br
Mais informações no site do Gloob: www.mundogloob.com.br

Programas não irão faltar, é só descobrir a melhor forma de curtir a data. Mas uma coisa é fundamental: carinho e alegria, é claro! Não esquecendo de fotografar os momentos em família, já que um dia os filhos crescem e se vão. Mas com certeza irão se lembrar da infância feliz que tiveram e peincipalmente, dos momentos passados com os pais.

Um ótimo feriado! Que o Dia das Crianças seja muito divertido!


 
 

Sorvete caseiro


Não há quem resista a um sorvete, principalmente as crianças. Portanto, essa receita de sorvete caseiro é uma ótima sugestão para comemorar o Dia das Crianças, agradando não só a elas, mas também aos adultos. A receita é muito fácil e rápida, é só o tempo de endurecer no freezer ou congelador.

Sorvete Caseiro

Ingredientes
Creme
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 e ½ lata de leite
4 ovos (claras e gemas devem ser separadas)

Calda
4 colheres de achocolatado
½ xícara de água
6 colheres de açúcar

Modo de preparo

Calda:
Coloque, em uma panela, o achocolatado, a água e o açúcar. Leve ao fogo e deixe ferver até a mistura engrossar. Depois, unte uma forma de pudim (de buraco) e despeje a calda.

Creme:

Coloque o leite condensado, o leite e as gemas em uma panela e leve ao fogo. Deixe ferver até atingir uma consistência cremosa. Reserve. Depois, coloque as claras na batedeira até ficarem firme. Adicione o creme de leite às claras em neve e misture. Em seguida, adicione esta mistura ao creme reservado, já frio, misturando delicadamente . Por fim, coloque na forma com a calda e deixe por seis horas no freezer. Após gelar, é só desenformar o bolo de sorvete.
Se quiser, acrescente frutas cristalizadas picadas ou passas deixadas de molho e escorridas. Fica uma delícia!

 
 
 

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia das Crianças



Numa turma do ensino fundamental, a professora ficou surpresa ao ler a redação de um aluno, na qual ele dizia que gostaria de ser uma Tv. Diante do argumento do aluno, ao dizer que se fosse uma Tv seus pais lhe dariam mais atenção e ouviriam o que ele tinha a lhes dizer, a professora ficou emocionada.
Talvez isso aconteça em muitos lares, em decorrência da correria do dia a dia, muitos pais subestimem as necessidades das crianças. Quem sabe a maioria dos pais achem que fazem tudo pelos filhos, não deixando que nada lhes falte. Mas se engana quem pensa que as crianças não sabem das coisas, e muitas vezes embora tenham "de tudo", ressentem-se com a falta de carinho e atenção. Os colégios mais caros, as melhores roupas ou todos brinquedos que desejarem, por si só não demonstram o quanto os filhos representam para os pais.

As crianças não precisam de tantas "coisas" materiais, mas precisam se sentirem aceitas, acolhidas e amadas como são. O que as crianças levarão consigo pela vida afora serão os valores aprendidos com a família. Quando crescerem se lembrarão dos momentos passados com os pais, lembrarão das brincadeiras e das conversas, dos conselhos, dos exemplos e dos limites.

Quem tem filhos sabe como eles dão trabalho, mas sabe também como trazem alegria, e isto compensa qualquer coisa. E cada filho é único e diferente dos demais, portanto, merecem atenção diferenciada.

Neste fim de semana, será comemorado o Dia das Crianças, ocasião propícia para os pais demonstrarem todo o amor pelos filhos. Nessa data, pensar sobre isso é mais importante do que focar apenas no presente. Para a criança, muito mais importante do que ganhar um brinquedo é ser tratada com atenção, amor, respeito e carinho. O que realmente importa é que os momentos passados juntos com os pais sejam felizes e possam ficar na lembrança. Que sejam registrados através de fotografias ou que fiquem apenas na memória.

Se ainda estiver em dúvida quanto ao que fazer neste feriadão do Dia das Crianças, dê uma olhada nos jornais, eles estarão cheios de atrações para a garotada. Deixem que as crianças façam sugestões. Mas lembrem-se que um passeio no parque, um almoço em família, com a comida predileta da criançada, podem deixá-las felizes. Às vezes não é preciso nem se gastar muito para que eles se divirtam, bastando um pouco de criatividade. Ir a um museu, visitar um centro cultural ou ir ao zoológico, além de custar pouco demostram a sua intenção em agradá-las. E é isso o que realmente importa: carinho e atenção.

"A criança aprende o que vive e vive o que aprende"

Se a criança vive sob crítica,
Ela aprende a condenar;
Se a criança vive sob hostilidade,
Ela aprende a brigar;
Se a criança vive ridicularizada,
Ela aprende a ser tímida;
Se a criança vive sob humilhação,
Ela aprende a sentir-se culpada;
Se a criança vive com tolerância,
Ela aprende a paciência;
Se a criança vive com encorajamento,
Ela aprende a ter confiança;
Se a criança vive com louvor,
Ela aprende a apreciar;
Se a criança vive com compreensão,
Ela aprende a justiça;
Se a criança vive com segurança,
Ela aprende a ter fé;
Se a criança vive com aprovação.
Ela aprende a gostar de si mesma;
Se a criança vive com aceitação e amizade,
Ela aprende a achar amor no mundo.
 



Feliz Dia das Crianças!           

 

sábado, 6 de outubro de 2012

Bolo de chocolate com coco

Bolo combina com lanche de final de semana. E a maioria das pessoas adora bolo de chocolate, principalmente as crianças. Mas esta receita vai surpreender a todos, pois é muito diferente das demais receitas de bolo de chocolate que conhecemos, já que não leva farinha de trigo, isso mesmo! O bolo fica molhadinho e com uma consistência de pudim. E já que o dia da criança se aproxima você pode se antecipar preparando-lhes uma surpresa. Além disso, este bolo é facílimo de fazer e vai bem no lanche da tarde ou no chá com as amigas. Experimente! E prepare-se para os elogios.

Bolo de chocolate com coco          
Ingredientes
6 ovos
6 colheres (sopa) de açúcar
6 colheres (sopa) de Nescau
100 gr de coco ralado grosso
100 gr de margarina
1 colher (sopa) de fermento em pó
 
Cobertura
1 lata de leite condensado
2 colheres (sopa) de margarina
6 colheres (sopa) de chocolate em pó, ou achocolatado
 
Modo de fazer
Bater tudo no liquidificador. Colocar em uma assadeira untada e enfarinhada. Levar ao forno para assar.
Cobertura
Levar ao fogo os ingredientes da cobertura fazendo um brigadeiro mole. Jogar sobre o bolo ainda quente. Enfeite com chocolate granulado.
 
 
 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Exposição “Aquecimento Global”

As mudanças climáticas provocadas pela atividade humana sobretudo pelo aumento dramático das emissões de gases que provocam o efeito estufa constituem possivelmente a maior ameaça ao futuro da vida na Terra.

Aprender a cuidar do planeta brincando é a proposta trazida pela Exposição “Aquecimento Global”, que contará com atividades que visam despertar jovens e adultos para a preservação do planeta. A exposição que teve início hoje dia 5 e vai até o dia 14 de outubro, no NorteShopping, tem como objetivo mostrar que a preocupação com os efeitos do aquecimento global e a proteção do meio ambiente deve começar desde cedo, na infância.


Mas, o que é aquecimento global?

O aquecimento global é resultado do lançamento excessivo de gases de efeito estufa (GEEs), sobretudo o dióxido de carbono (CO2), na atmosfera. Esses gases formam uma espécie de cobertor cada dia mais espesso que torna o planeta cada vez mais quente e não permite a saída de radiação solar.
A exposição é um evento educativo com atividades interligadas onde as crianças aprendem como cuidar do planeta se divertindo. A exibição de um filme, em sala climatizada, possibilitará que as crianças tenham várias sensações, como frio e calor, mostrando os efeitos das mudanças climáticas. Ao sair da sala, as crianças ganharão papel e lápis de cor para pintarem, estimuladas pelas experiências proporcionadas na exibição do filme.
O que é efeito estufa? E camada de ozônio? Serão os assuntos abordados, assim como as causas e conseqüências do aquecimento global - poluição, mudanças no clima que atingem os animais que vivem nos pólos; aumento da temperatura da água do mar que afeta recifes e corais; derretimento de geleiras, tempestades, furacões, mudanças nos ecosistemas etc. De forma lúdica os visitantes poderão pensar sobre o que fazer para reduzir este problema.


Horário: das 11h às 19h
Local: Pátio do NorteShopping
ENTRADA GRATUITA



quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Como melhorar e ativar a memória

Embora alguns neurologistas afirmem não existir nenhum método ou remédio 'milagroso' para melhorar a memória, algumas pesquisas afirmam que é possível minimizar os efeitos do envelhecimento cerebral.
 
Se prestarmos atenção, podemos constatar que cerca de 80% do nosso dia-a-dia é ocupado por rotinas que podem executadas "sem pensar", no modo "automático", e por isso exige pouco exercício ao cérebro. E por não exigirem nenhum esforço intelectual, as rotinas automatizam as reações do cérebro e não propiciam a formação de novas sinapses (conexão entre os neurônios no córtex).
Estudos revelam que o declínio das funções mentais com a idade parece resultar muito mais da redução do número de sinapses do que a morte de células nervosas.

Como o corpo, o cérebro também precisa ser exercitado para se manter ativo em qualquer idade. O cérebro é muito plástico e toda a exigência que desafie ou estimule o cérebro produz mudanças anatômicas muito significativas no cérebro, que quanto mais usado e exercitado mais ágil se revela. Alterar a rotina exige um esforço para reter novas informações, exercitando o cérebro e colocando para funcionar muitos mais neurônios no córtex, ajudando ativar a memória.

Segundo especialistas, alguns exercícios podem ajudar a melhorar e ativar a memória, criando novos e diferentes padrões de atividades dos neurônios em nosso cérebro.

Os exercícios tem como proposta mudar o comportamento rotineiro como:

- Tomar banho de olhos fechados ( estimula o cérebro a aumentar a concentração, além de treinar outras funções cognitivas)

- Escovar os dentes e pentear os cabelos com a mão contrária a que habitualmente se usa

- Mudar a estação do rádio relógio para despertar com estações diferentes a cada manhã

- Subir de escadas ou saltar em andares diferentes, subir ou descer de escadas até o andar desejado

- Mudar o caminho para ir e voltar para casa ou para o trabalho, observando os detalhes do percurso

- Ler muito

- Ir ao cinema

- Ir a restaurantes novos, experimentar comidas diferentes.

- Fazer palavras cruzadas

- Viajar, conhecer novos lugares, novas culturas
 
- Fazer novos cursos, aprender a usar o computador,
 aprender a tocar um instrumento musical

- Ao deitar, lembrar do que aconteceu durante o dia, na sequência dos fatos, tudo o que foi dito, as emoções

- Ter um hobby

Com estes exercícios simples os neurônios são colocados diante de uma situação nova a que não estão habituados, sendo obrigados a "exercitar-se", tendo como objetivo evitar o declínio cognitivo, apesar do passar dos anos.

Além de manter o cérebro sempre ativo outros cuidados podem fazer a diferença:

1 - Atividade física regular; Os benefícios dos exercícios vão desde a melhora da saúde até o aumento da capacidade física, cognitiva e da autoestima.
2- Alimentação saudável, não deixando de incluir na dieta peixes ricos em ômega 3;
3 - Evitar substâncias neurotóxicas como o cigarro e o excesso de álcool;
4- Dormir bem (é benéfico porque permite ao cérebro ter tempo para formar novas conexões neuronais).
5 - Manter a mente equilibrada e longe da depressão.
6 - Fazer atividades em grupo, relacionar-se com outras pessoas, trocar experiências.

A convivência social, o bom humor, a flexibilidade e hábitos saudáveis são características principais para a longevidade.


segunda-feira, 1 de outubro de 2012

1º de outubro "Dia Internacional do Idoso"

 

Parabéns a todos os idosos pelo "Dia Internacional do Idoso", comemorado hoje dia 1º de outubro, segundo o calendário de celebrações especiais das Nações Unidas.
Durante muitos anos, o dia Nacional do Idoso foi comemorado no dia 27 de Setembro, sem que houvesse um real consenso sobre a motivação da escolha desta. A partir da Lei nº 11.433 de 28 de Dezembro de 2006, ficou instituído o Dia Nacional do Idoso, celebrado no dia 1º de Outubro de cada ano, juntamente com os demais países. Após sete anos tramitando no Congresso, o Estatuto do Idoso foi aprovado em setembro de 2003 e sancionado pelo presidente da República no mês seguinte, ampliando os direitos dos cidadãos com idade acima de 60 anos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, é considerado idoso o indivíduo com mais de 65 anos em países desenvolvidos e mais de 60 anos de idade em países em desenvolvimento. Porém, a noção de velhice é relativa, assim como é relativa a ideia de importância e valorização desta faixa etária, já que na Idade Média, o indivíduo que passasse dos 40 anos era considerado um ancião, visto que a média de expectativa de vida era de 25 a30 anos. Com a elevação da expectativa de vida, a chamada terceira idade esticou bastante. Isso aconteceu por vários motivos, mas os principais são os avanços da medicina e as melhorias na qualidade de vida. Se a população está ficando mais velha, também está ficando mais saudável. Há até uma especialidade médica para cuidar das pessoas mais velhas: a geriatria.

Em outras épocas e civilizações, ter mais idade significava ser o mais experiente e, por isso mesmo, o mais respeitado em seu meio. Em diversas sociedades (principalmente as orientais), os mais velhos eram os que detinham as funções de maior distinção e conduziam a sua comunidade: eram os sábios, os feiticeiros, os curandeiros, os conselheiros e os educadores. O Japão, apesar de toda a fascinação pelas inovações tecnológicas e da crescente influência cultural do Ocidente, ainda conserva um enorme respeito pelos idosos. Há até um feriado nacional, o Dia de Respeito aos Idosos, no dia 21 de setembro. E ainda, no mundo de hoje, vemos sociedades em que o respeito ao idoso faz parte de suas culturas, que não precisa ser imposto por leis ou imposições do politicamente correto.
Segundo estatísticas, até 2050 o número de pessoas acima de 65 anos será maior do que o de pessoas com menos de 15, nos países mais avançados. E tem mais! Hoje, a expectativa de vida nos países desenvolvidos é de mais ou menos 75 anos e será de mais ou menos 90 anos em 2050.
Pensando bem, a velhice é apenas mais uma fase da vida, e consequência inevitável para todos os que estiverem vivos, pois uma coisa é certa: o relógio nunca volta atrás. O ciclo de nossas vidas é demarcado claramente por 3 fases: nascimento e desenvolvimento, fase reprodutiva e envelhecimento. Mas mesmo antes da segunda fase chegar ao fim, o processo de envelhecimento já se inicia. É lei da natureza. Portanto, pensar na velhice é tarefa de todos, não só dos velhos mas também dos jovens, já que nós começamos a envelhecer a partir do momento em que nascemos.
Nosso corpo funciona mais ou menos como uma máquina. Se deixamos de colocá-lo em funcionamento, ele tende a "enferrujar". Embora o envelhecimento seja inevitável, as suas piores consequências podem ser evitadas ou suavizadas por atitudes e estilos de vida que podemos adotar desde muito jovens. Quanto mais cedo tivermos uma vida mais saudável, melhor será a nossa velhice. E a vantagem é que nunca é tarde para comerçarmos. Adquirir hábitos saudáveis como a prática de exercício físico regular ajuda a melhorar a resistência, a capacidade funcional e cardiovascular e diminuir a perda de massa; sem falar no benefício à higiene mental que ela proporciona. Optar por uma alimentação à base de fibras vegetais e carnes magras, cereais, frutos, legumes, verduras, carnes brancas. Evitar hábitos de risco como tabagismo, álcool em excesso. Proteger-se do excesso de sol, calor, frio, umidade. Ter hábitos de sono regulares. Divertir-se sem excessos, procurar adquirir cultura, relacionar-se com vários amigos. Tudo isto, já se tem demonstrado, é um excelente passaporte para um envelhecimento saudável. Sem esquecer-se de que a mente também deve ser sempre "exercitada" pois assim evita-se a perda de neurônios e consequentemente de memória. Segundo os especialistas, a leitura é a atividade mais estimulante, pois evoca os mais variados tipos de memória ao mesmo tempo (a verbal e a visual). Outras atividades como jogos, palavras cruzadas, aprendizagem contínua (idiomas, música, artesanato, etc.) ou uma simples mudança de rotina (viajar, conhecer pessoas novas ou só mudar o trajeto ao andar pela rua) tira a mente do automático. Muitas ações preventivas estão ao alcance de grande parte da população e podem melhorar em muito a qualidade de vida dos indivíduos.

Na iminência de um mundo habitado por uma população mais envelhecida, há muito o que se fazer ainda no que diz respeito a direitos e políticas públicas. O Estatuto do Idoso garante prioridade no atendimento do sistema de saúde e no transporte público; desconto de 50% nas atividades culturais, de lazer e esportivas; programas nos meios de comunicação com conteúdos culturais e educativos sobre o processo do envelhecimento; penalidades para quem mostrar imagens que desrespeitem as pessoas mais velhas ou para quem abandonar os idosos sem assistência.
Amparo legal para o idoso, como se vê, já existe; porém há muito o que fazer efetivamente em prol da proteção aos idosos e à conscientização de toda a sociedade. Devemos repensar nossas crenças e atitudes em relação à velhice, nos preparando para a sua chegada. Além de lembrar que os idosos devem ser vistos como cidadãos ativos que ainda têm muito a contribuir com a sociedade através do seu conhecimento, transmitindo-o para outras gerações. 

Conforme Dom Helder Câmara, "Cada fase em nossa vida é única, e como tal deve ser vivida... O dom da vida que nos foi dado, deve sempre ser valorizado no momento atual, pois não sabemos até quando vai nossa missão nesse pequeno espaço que ocupamos..."



Aos idosos o meu carinho.
 
Fonte: Wikipédia